Previous slide
Next slide

As maiores curiosidades da história do futebol brasileiro

Previous slide
Next slide

O futebol é uma paixão nacional, que está no Brasil desde 1894. Confira as principais curiosidades da história do esporte mais querido do Brasil!

O futebol talvez seja o esporte mais querido em todo o mundo, mas no Brasil, temos um carinho especial pela bola. Nosso país é sinônimo de futebol, e não é à toa.

O Brasil ainda é o maior campeão da história das Copas do Mundo, com 5 títulos, seguido da Alemanha e Itália, com 4 títulos cada. A última vitória do Brasil foi na Copa de 2002, em uma final histórica contra a Alemanha.

É claro que um país tão devoto a um esporte iria render momentos curiosos. Quer saber quais são? Então, confira algumas das maiores curiosidades da história do futebol no Brasil e no mundo!

Curiosidades da história do futebol brasileiro

Os 90 minutos dentro do campo podem gerar acontecimentos imprevisíveis, afinal nenhum jogo é igual ao outro. Mas existem alguns acontecimentos que são curiosos e nem todo mundo fica sabendo. Abaixo, selecionamos os mais marcantes, e curiosos, no futebol brasileiro!

1. O Brasil e as copas

O Brasil é o único país a participar de todas as edições da Copa do Mundo, além de ser o maior campeão, com 5 títulos, como já mencionamos. Desde a criação da Copa do Mundo, em 1930, todas as edições tiveram os representantes da ‘amarelinha’.

2. Prêmio de melhor jogador dividido entre o time

Na final do Campeonato Paulista de 1992, entre São Paulo e Palmeiras, o tricolor levou o título e os jogadores tiveram um prêmio bilionário. Segundo o Globo Esporte SPFC ganhou 2,4 bilhões de cruzeiros. 

Além disso, o jogador Raí tinha acabado de ser eleito o melhor jogador do Campeonato Mundial. O time, então, decidiu dividir o prêmio de Raí, 2 veículos avaliados em 40 mil dólares, entre todos os jogadores que jogaram no Mundial.

3. A primeira bola de futebol

A primeira bola usada na história era feita de couro curtido, mais conhecido como capotão, mas sua câmara de ar era composta por algo, digamos, inusitado. O que dava a sua forma era uma bexiga de boi, como matéria-prima. 

Em 1958, trocaram a bexiga animal por câmaras de ar feitas de borracha, porém as bolas se enchiam de água quando chovia, chegando a pesar o dobro de seu peso normal. Em 1994, com o uso de polímeros, as bolas ficavam mais leves, já que seu revestimento era feito de poliuretano, com poliestireno nas camadas internas e as câmaras de ar feitas de látex.

4. Clubes brasileiros: o primeiro e o mais velho

O primeiro time do Brasil foi o São Paulo Athletic Club que, na época, era formado por colonos ingleses na década de 1880. 

Já o time mais antigo, que ainda continua na ativa no Brasil, é o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, criado em 1990. Conhecido como “veterano” do futebol, seu brasão tem as cores da bandeira do Rio Grande do Sul: amarelo, vermelho e verde.

5. O jogo com mais expulsões

Expulsões fazem parte dos jogos. Quando um jogador, ou até o técnico, comete um ato grave, cabe ao árbitro decidir a punição, sendo a expulsão a maior delas. Mas um jogo em específico ficou marcado na história por conta do número total de expulsões.

Em uma partida do Torneio Rio-São Paulo, entre Botafogo e Portuguesa, em 1954, foram realizadas 22 expulsões, por conta de uma briga entre as duas equipes.

Esse foi o recorde brasileiro de expulsões em um só jogo de futebol. No ano seguinte, em 1955, em Belo Horizonte, um jogo entre Atlético Mineiro e Villa Nova quase alcançou esse número de expulsões, ficando em 21 jogadores expulsos, também por conta de uma briga generalizada. Até hoje, ninguém sabe porque o 22º jogador escapou da punição.

Então, gostou de saber as curiosidades do futebol brasileiro? Qual te surpreendeu mais?

Previous slide
Next slide