Previous slide
Next slide

As taxas dos empréstimos vão desde 0,72% até 21,04% ao mês

Previous slide
Next slide

Quem está precisando de um empréstimo, em geral procura parcelas pequenas, com taxas de juros baixas e um bom prazo para parcelar a dívida. Porém, nem sempre é possível pegar um crédito com tantos benefícios.

Em geral, quando uma condição é muito boa, outra é inversamente proporcional, isto é, a outra condição mostra maiores desvantagens para o cliente. Um exemplo disso é a possibilidade de fazer empréstimos em 60 meses (5 anos) em instituições como o Itaú e o Santander, que oferecem taxas maiores nesses casos do que os empréstimos feitos com um prazo de um ano.

Porém, considerando empréstimo de até 36 meses encontramos ofertas de créditos com taxas que vão desde 0,72% até 21,04% ao mês. As instituições que disponibilizam os créditos com menores taxas são o Banco Safra (0,72%), o Banco da Amazônia (1,96%) e o Banco do Nordeste do Brasil (2,41%), sendo os dois últimos bancos públicos.

No outro extremo, quem oferece as maiores taxas para empréstimos são algumas instituições privadas. Por um lado, o Banco Mercantil do Brasil com créditos com taxas de 8,43%, e completam a lista as financeiras Portocred com taxas de 11,99% e a Crefisa com taxas de 21,04% ao mês.

Entre esses extremos estão posicionadas outras instituições renomadas: Banco Banese, Itaú Unibanco, Banco de Brasília, Losango, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, BTG Pactual, Banpará, Banco Banestes, Banco Original, Bradesco, Sorocred e Banco Daycoval.

Como contratar o melhor empréstimo?
Porém, apesar desta lista de taxas de juros, não significa que todos os clientes que se apresentarem no Banco Mercantil do Brasil e solicitarem um empréstimo vão obter um crédito com a taxa de 0,72%. Isso porque para liberar um empréstimo é feita uma análise de crédito que avalia a situação de cada cliente e sua capacidade de pagamento, em vista dos riscos da operação são determinadas as taxas.

Cada instituição oferece diferentes modalidades de empréstimo que tem maiores ou menores riscos: Empréstimos Pessoais, sem justificação do uso de dinheiro nem requerimento de garantias; Créditos consignados com desconto diretamente na folha de pagamento; Créditos com Garantia, seja imóvel, um carro ou outro tipo de veículo. Cada modalidade de crédito leva em si um nível de risco diferente que impactam no valor da operação

Além disso, em uma operação de crédito também são cobradas taxas operativas e outros encargos, como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e isto leva a que o valor real do empréstimo seja maior. Todos estes valores estão incluídos no CET (Custo Efetivo Total) do empréstimo. Porcentagem que deve ser indicada em qualquer contrato de crédito e que o cliente deve conhecer antes de assinar o documento ou confirmar a operação em caso de contratar on-line.

Hoje em dia, contratar um crédito pessoal de maneira on-line é a forma mais procurada pelas pessoas e a maioria das instituições estão disponibilizando estes recursos e melhorando seus sistemas para oferecer segurança na operação e sigilo dos dados dos seus clientes.

Porém, os clientes ainda estão expostos a vários riscos e desconhecem os mecanismos de fraude aplicados atualmente, isso os leva a perder seu dinheiro e expor seus dados confidenciais. Por isso é importante usar os canais oficiais para fazer as operações e conhecer em detalhe como é feita a operação. 

Previous slide
Next slide