Previous slide
Next slide

Atenção, adolescentes de Foz: inscrições para o PIIT começam no dia 17

Previous slide
Next slide

 

 

Adolescentes entre 15 anos e 8 meses e 17 anos e 11 meses que queiram aproveitar o novo ano para se prepararem para o mercado de trabalho podem tentar uma das vagas do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho da Itaipu, o PIIT. O programa, desenvolvido em Foz do Iguaçu e Curitiba, no Brasil,  e em Ciudad del Este, Hernandarias e Presidente Franco, no Paraguai, desde 1988, já beneficiou mais de 4.300 jovens.

 

Foto: Assessoria
No PIIT, os adolescentes conhecem o ambiente de trabalho e participam de palestras e dinâmicas

 

As inscrições para o programa, em Foz do Iguaçu, devem ser feitas por meio da Guarda Mirim, que administra diversos programas sociais de contratação de aprendizes. De 17 a 31 de janeiro, os jovens interessados devem comparecer das 8h30 às 14h à sede da Guarda, na Travessa Tadeu Trompschinski, 56, Vila Sossego. É preciso levar RG, CPF, comprovante de residência e declaração escolar. Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone 45-3574-1289 ou 45-3901-3242.

 

Em Curitiba, o processo é um pouco diferente. Os adolescentes interessados devem se inscrever na Fundação de Ação Social (FAS), que paga o módulo integrador de 200 horas. “Quando necessitamos preencher uma das vagas, solicitamos que nos encaminhem dois ou três adolescentes com perfil desejado. Não há risco de indicação porque não interferimos neste processo”, explica Rosana Marlene Cordeiro, responsável pelo programa em Curitiba. 

       

Para se inscrever na FAS, os jovens de 14 a 16 anos devem procurar qualquer Rua da Cidadania de Curitiba, levando comprovante de residência, declaração de matrícula escolar, protocolo da identidade ou identidade e comprovante de renda familiar (máximo de 3 salários mínimos). Para mais informações, visite o site http://www.fas.curitiba.pr.gov.br/conteudo.aspx?idf=120.

Foto: Assessoria
Atividades recreativas e confraternizações também estão na agenda dos estudantes

 No Brasil, o PIIT divide-se em três modalidades: Adolescente Aprendiz (com formação técnico-profissional), Adolescente Iniciante ao Trabalho e Jovem Jardineiro. Os jovens podem trabalhar por até dois anos na Itaipu, em expediente feito no contraturno escolar, para não prejudicar os estudos. A carga máxima diária de trabalho é de 4 horas.

 

O adolescente recebe uma bolsa-auxílio mensal no valor de um salário mínimo vigente, seguro de vida, vale-transporte, vale-alimentação e assistência médica e odontológica. Porém, o mais importante é a inserção no mercado de trabalho e a oportunidade de conhecer, desde cedo, o dia a dia numa empresa. “Os jovens participam de dinâmicas, palestras e treinamentos. O que procuramos é uma formação integral”, explica Marcos Antonio de Araújo, coordenador do programa.

Previous slide
Next slide