Previous slide
Next slide

Atendimento a turistas continua normal em Itaipu

Previous slide
Next slide

O superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, reuniu a imprensa na quinta-feira (16) para explicar as medidas de prevenção contra a disseminação do vírus Influenza A (H1N1) no Complexo Turístico Itaipu, margem esquerda. Segundo Piolla, o atendimento continua normal, mas serão distribuídas máscaras do tipo N95 para os visitantes que fazem o roteiro pela área industrial.

“Itaipu tem responsabilidade com a geração e o abastecimento de energia elétrica para o Brasil e o Paraguai”, disse Piolla, “mas também tem responsabilidade com o turismo”. Ele afirmou que o uso das máscaras será feito somente na área industrial. Os visitantes recebem a máscara gratuitamente, antes de entrar na usina, e entregam a máscara na saída, para descarte.
 
“Essa medida protege a geração de energia, que é uma questão essencial para nós e, ao mesmo tempo, preserva a atividade turística, que é fundamental para o desenvolvimento regional”, afirmou. O superintendente lembrou que a medida é apenas uma prevenção e que a região da tríplice fronteira não tem focos da doença. “As pessoas podem vir conhecer a região sem medo”.

A medida deve durar pelo próximo mês e meio, até o fim do inverno, época em que o contágio da doença é mais forte. Embora a margem direita (Paraguai) tenha suspendido provisoriamente a entrada de visitantes, Piolla afirmou que isso não acontecerá no lado brasileiro.

Nota oficial – A Comunicação Social de Itaipu divulgou a seguinte nota sobre o uso de máscaras na visita à área industrial da usina:

A Assessoria de Comunicação Social da Itaipu Binacional informa: o atendimento aos visitantes do Complexo Turístico Itaipu, margem esquerda (Brasil), continua sendo feito normalmente. Porém, por medida de precaução contra a disseminação do vírus Influenza A (H1N1), que provoca a gripe suína, os visitantes institucionais e os turistas que fazem roteiros que passam pela área industrial (interior da Usina) deverão, a partir desta quarta-feira, 16 de julho, usar máscaras do tipo N95. As máscaras serão fornecidas gratuitamente por Itaipu, no momento em que os visitantes chegarem ao interior da Usina.

Já para os turistas que fizerem as visitas externas, tais como Visita Panorâmica e os demais atrativos (Iluminação da Barragem, Ecomuseu e Refúgio Biológico Bela Vista), não será obrigatório o uso de máscara.

O uso de máscara tem como objetivo prevenir a disseminação do vírus influenza A no interior da Usina, preservando a atividade essencial de geração de energia elétrica, no momento em que no mundo inteiro, e em especial na América do Sul, a pandemia de gripe A assume proporções que exigem cuidados especiais.

Como a forma de transmissão deste tipo de gripe é similar ao da influenza sazonal (gripe comum), ou seja, através de partículas expelidas pela fala, tosse ou espirros, o uso de máscara previne a infecção e transmissão durante contato inadvertido com pessoas que possam ter ou não os sintomas próprios da gripe A.

Por outro lado, a Assessoria de Comunicação Social informa que as visitas à Itaipu pela margem direita (Paraguai) estão suspensas por tempo indeterminado, em adesão às medidas preventivas adotadas pelo governo do Paraguai.

Os empregados de Itaipu não serão obrigados a fazer uso de máscara no ambiente de trabalho, nem na área industrial e nem no Centro de Recepção de Visitantes.

 

Previous slide
Next slide