Previous slide
Next slide

Atendimentos do Peti aumentam em Foz do Iguaçu no último ano

Previous slide
Next slide

 

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) é realizado em Foz do Iguaçu, em parceria com o Conselho Tutelar e Creas (Centro de Referência de Atendimento Social), e seu objetivo é retirar crianças das ruas e transferi-las às escolas, dando auxílio às famílias. As famílias são cadastradas no programa Bolsa Família, enquanto que as crianças vão para o Peti. Lá, elas recebem atendimento especializado por assistentes sociais e psicólogos, sempre no contra-turno escolar.

 

Entre os anos de 2009 e 2010, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) chegou a interromper o envio de verbas, por considerar que o programa não vinha sendo realizado de maneira regular, atendendo somente 36 crianças, em todo o município. O secretário de Assistência de Social de Foz, Ederson Dalpiaz, disse que o Peti passou por uma reestruturação em 2011, fazendo parcerias com outros órgãos da prefeitura. O resultado isso, foi o aumento no número de atendimentos, hoje chegando a 375.
 
“Fizemos parcerias com as secretarias de Educação e Esporte, através do Centro de Convivência Escola-Bairro. Em nenhum momento o programa deixou de atender as crianças e suas famílias, mas o fato é que após assumirmos a secretaria em 2011 o número de atendimentos aumentou consideravelmente e hoje já criamos sete polos, com trabalho voltado também às famílias”, explica o secretário.
 
De acordo com informações repassadas pelo secretário, o MDS reativou o envio da verba, e o valor chega a R$ 300 mil por ano. O objetivo para 2012 já está traçado, segundo o secretário. “É aumentar o número de crianças atendidas, pois o nosso foco é retirar os jovens da rua, colocá-los na escola e dar auxílio às famílias, para que outros fatos como estes não venham acontecer novamente”, destacou.
 
Previous slide
Next slide