Previous slide
Next slide

Atleta de Foz faz vaquinha para competir em Campeonato Europeu de Jiu Jitsu

Previous slide
Next slide
Foto: Divulgação

Pedro Marcelino é um atleta vegano e instrutor de meditação, mora em Foz do Iguaçu, e está trilhando uma jornada para retornar às competições de jiu jitsu no campeonato europeu de 2020. Toda a sua renda mensal é investida na Confor SDC, projeto educacional voltado ao ensino de meditação e artes marciais como ferramentas de melhoria de vida, o que não o permite juntar a quantia necessária para competir. Foi aí que surgiu a campanha coletiva de arrecadação de fundos para alcançar o seu sonho e lutar pela medalha em Portugal.

De 2003 a 2007, dedicou-se ao treino do jiu jitsu e competia praticamente todos os meses. Nessa época, foi campeão Brasileiro, Sul Brasileiro e ficou em primeiro lugar em várias competições no Rio Grande do Sul. Contudo, o caminho como atleta ainda não estava definido. Na busca de autoconhecimento e mais equilíbrio em sua vida, passou a dedicar-se diariamente ao estudo e prática da meditação.

Apesar dos grandes benefícios que ganhou com os anos voltados ao autodesenvolvimento e estilo de vida, acabou por desencontrar-se como lutador e deixou a vida de atleta. Anos depois, com 20 quilos a mais e com vários problemas físicos decorrentes do sedentarismo, percebeu que uma mente serena só é suportada por um veículo forte. “A meditação havia me dado muita serenidade e discernimento, mas para viver no mundo, precisava da saúde e mentalidade de um guerreiro”, conta Pedro Marcelino.

A mudança começou migrando definitivamente para a dieta vegana e iniciou uma rotina intensa de exercícios físicos que envolviam ginástica natural, ásanas e calistenia. Com muita dedicação, retomou o treino do jiu jitsu, visando alcançar (agora alicerçado na meditação e na alimentação vegana) a mesma capacidade física que possuía e retornar às competições como um novo lutador.

“Essa vivência me fez realizar o grande papel que as artes marciais assumiram no meu desenvolvimento pessoal, de forma que eu mergulhei profundamente no estudo do budô, a arte do guerreiro que luta para alcançar a superação e pacificação. E como professor de meditação, comecei a levar essa prática para as minhas aulas, até perceber que o mesmo estava acontecendo com os alunos que se interessaram pela prática das artes marciais”. Pensando nisso, Pedro criou um ambiente onde pudesse transmitir esses conhecimentos: a Confor SDC, um centro de autodesenvolvimento que hoje conta com pequenas turmas com foco principal em defesa pessoal e a prática de artes marciais para o bem estar físico e mental.

Os campeonatos de jiu jitsu exigem muito dos atletas: necessitam de uniforme específico, gastos com viagem, hospedagem, alimentação, preparação física, alimentar e muito treinamento. Deslocar sua renda para a participação de campeonatos significaria fechar a escola. Mas isso não o impede de perseguir seu objetivo e, por isso, vem buscando patrocínios e apoio para manter-me nesta jornada. “Lutar em um campeonato internacional para mim representa o ponto alto do meu retorno às lutas e gostaria também de servir como exemplo aos meus alunos, que, apesar de procurarem a luta para se desenvolverem mentalmente, lidar com doenças como a depressão, ou para aprender a defender-se, podem também um dia encontrar um caminho nas artes marciais”.

As recompensas

Seu objetivo com essa campanha é conseguir alcançar a meta financeira para participar do campeonato europeu de jiu jitsu de 2020, e para isso criou várias recompensas para retornar a todos os apoiadores essa grande ajuda e também compartilhar o que aprendeu com anos dedicados à meditação e ao ensino na Confor SDC.

Até o momento, foram arrecadados R$ 2.300,00, 23% da meta de R$ 9.990. A vaquinha estará online até o dia 24 de dezembro. Para saber mais informações sobre o atleta e a campanha, acesse aqui.

Previous slide
Next slide