Search

"Atletas de final de semana": como melhorar seu desempenho

Semana passada teve a III Meia Maratona das Cataratas, e vimos milhares de corredores profissionais e amadores. Contudo, há atletas, mesmo amadores, que adoram correr e melhorar suas marcas nos treinos ou nas provas, sem objetivo de ganhar e sim como uma competição pessoal. Mas, como conseguir essa melhora?
 
Em termos de fisiologia muscular, o corpo está acostumado a correr em uma velocidade contínua e mais baixa, ou seja, o atleta está utilizando as fibras lentas. Nos treinos intervalados, o atleta utiliza uma velocidade maior do que está acostumado e passa a utilizar fibras de contração rápida. A aplicação de estímulos diferentes leva o organismo a adaptações mais rápidas e em níveis mais altos.
O resultado positivo é uma tolerância maior à fadiga muscular. Outro fator importante sobre o treinamento intervalado é a motivação. O atleta tem uma variação de velocidade e distância, com isso, o treinamento torna-se prazeroso e agradável.

O treinamento deve começar com uma base de corridas com pequenas distâncias e velocidades baixas, associado com um treinamento de musculação que enfatize o objetivo do atleta, ambos prescritos por um profissional de educação física. Com a evolução da aptidão física, o treinamento intervalado pode ser prescrito e, após algumas semanas, o atleta perceberá resultados significativos.