Previous slide
Next slide

Atletiba deste domingo (26) pode decidir o título paranaense de 2009

Previous slide
Next slide

Neste domingo (26) a Arena da Baixada, em Curitiba, será palco de um dos maiores e mais importantes clássicos do Paraná. Atlético e Coritiba se enfrentam às 15h50 no popular jogo conhecido como Atletiba. E a partida não poderia ser mais importante. Válida pela sexta e penúltima rodada do Octagonal Final do Campeonato Paranaense de 2009.

Líder com 14 pontos, o Atlético pode se sagrar campeão estadual com uma rodada de antecedência. Para isso, terá que vencer o Coxa e ainda torcer por um tropeço do J-Malucelli, que no mesmo dia, porém um pouco mais cedo (15h30) encara o Nacional na cidade de Rolândia, região norte do estado.

O Coritiba ocupa a terceira posição com 11 pontos e vem de derrota na última rodada perante o Iraty por 1 a 0 em pleno estádio Couto Pereira, na capital paranaense. O resultado culminou na demissão do técnico Ivo Wortmann e a diretoria do time do Alto da Glória segue correndo em busca de um novo treinador. O mais cotado e preferido da torcida para assumir o comando do clube é René Simões, campeão da Série B em 2007 com o próprio Coritiba. Porém o treinador exige apoio irrestrito de todos da diretoria e até da oposição para assumir novamente o comando do clube. Para a partida deste domingo, o comandante será o auxiliar Edison Borges.

Já a situação do Furacão é completamente diferente. O time rubro-negro está em alta com a torcida, lidera a fase decisiva do campeonato e no meio desta semana eliminou o ABC-RN e agora irá encarar o Corinthians nas oitavas de final da Copa do Brasil. No final da última quarta-feira (22) ainda recebeu a notícia de que poderá contar com o atacante e artilheiro do Paranaense com 12 gols, Rafael Moura. O jogador foi julgado em sessão extraordinária da Segunda Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) e condenado a um jogo de suspensão, pena já cumprida.

Entre os argumentos apresentados pela defesa do jogador, estavam os cartões amarelo e vermelho que o tiraram da partida contra o Paranavaí, em 22 de março. Ambos foram entregues ao atacante no fim da partida pelo quarto árbitro, a pedido de Evandro Rogério Roman, que apitou o jogo. No verso de um dos cartões havia a inscrição “Ao Rafael, um abraço do Roman”.

“Se fosse um lance passível de maior punição, certamente o Roman não teria enviado esse presente ao Rafael”, disse o advogado de defesa do jogador, Domingos Moro.

A Comissão de Arbitragem da Federação Paranaense de Futebol sorteou os árbitros para essa sexta rodada. E ficou definido que o apitador do confronto que poderá definir o título estadual de 2009 será Edivaldo Elias da Silva. Edivaldo é conhecido dos torcedores iguaçuenses, pois foi o árbitro do confronto decisivo do dia 29 de junho de 2008 entre Foz do Iguaçu Futebol Clube e Operário Ferroviário de Ponta Grossa. Na ocasião, o time pontagrossense abandonou o campo de partida após a marcação de um pênalti em favor do Foz aos 41 minutos do segundo tempo, quando o jogo estava empatado em 1 a 1. Caso o Foz marcasse o gol e vencesse o jogo, classificar-se-ia para a Primeira Divisão. A decisão de quem ficou com a vaga (no caso o Foz Futebol Clube) foi definida no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) no Rio de Janeiro, após uma longa batalha judicial que definiu o Foz na Primeira Divisão e o Operário se mantendo na Divisão de Acesso.

A equipe Só Esportes da Rádio Foz AM 1320 transmite o jogo neste domingo (26), ao vivo direto da Arena da Baixada, em Curitiba, a partir das 14h. A bola rola às 15h50.

 

Previous slide
Next slide