A liderança do Campeonato Brasileiro mudou de mãos novamente, após a décima rodada. Com a derrota do Internacional de virada por 3 a 2 para o Atlético Paranaense, em Curitiba, aliado à vitória do Atlético Mineiro sobre o arquirrival Cruzeiro por 3 a 0, o Galo voltou à liderança do Campeonato Brasileiro 2009. O time comandado por Celso Roth lidera a competição com 21 pontos, contra 20 do time gaúcho.
A disputa está bastante equilibrada na parte de cima da tabela de classificação. Com 19 pontos aparecem o Vitória da Bahia e o Palmeiras, na terceira e quarta posição, respectivamente. O time baiano, jogando em seu estádio, o Barradão, em Salvador, aplicou uma sonora goleada por 6 a 2 em cima do Santos. O Vitória segue com 100% de aproveitamento diante da torcida. O Palmeiras, ainda sem um treinador definido (o time segue sendo comandado interinamente pelo auxiliar Jorginho), conseguiu uma boa vitória no Palestra Itália por 4 a 1 sobre o Náutico.
Em Porto Alegre, o Corinthians parece ter acordado para a realidade do Campeonato Brasileiro. Passada a euforia da conquista da Copa do Brasil, o time paulista sofreu sua primeira derrota pós-título. Foi para o Grêmio. E de 3 a 0. Os gols foram marcados por Alex Mineiro, Jonas e Rafael Marques, coincidentemente os três atletas considerados reservas da equipe gaúcha.
Fluminense ameaçado – O Fluminense perdeu em casa por 1 a 0 para o Santo André, no estádio do Engenhão (o Maracanã fora usado para o show do Roberto Carlos no dia anterior). Com o resultado, o time comandado por Carlos Alberto Parrera entrou na zona de rebaixamento, com apenas dez pontos. A torcida começou a gritar contra o treinador tetracampeão mundial com a seleção brasileira em 1994.
Quem também está ameaçado é o São Paulo. O time do Morumbi ainda não engrenou após a chegada do treinador Ricardo Gomes, e neste domingo (12), jogando diante da torcida, apenas empatou em 2 a 2 com o Flamengo. O tricolor paulista está apenas a um ponto do descenso.
Outros resultados da 10ª Rodada
Sport 1 x 0 Goiás
Avaí 1 x 2 Botafogo
Barueri 3 x 1 Coritiba