Previous slide
Next slide

Audiência Pública irá discutir loteamentos irregulares em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

A Comissão de Inquérito que investiga loteamentos irregulares realiza audiência pública na próxima quarta-feira (26), para apresentar os trabalhos realizados à população. A atuação dos parlamentares refere-se tanto à visita nos bairros, quanto à tomada de depoimentos dos envolvidos nos processos que dificultam a regularização dos loteamentos na cidade.

A CI é composta pelos Vereadores: Nilton Bobato ( Pc do B ) – Presidente; Beni Rodrigues (PSB); Darci DRM (PTN)- Relator Adjunto; Hermógenes de Oliveira (PMDB) – Relator; e Rudinei de Moura (PROS). Os Vereadores esperam para o evento a presença de autoridades de órgãos importantes, como: Fozhabita; Assessoria Especial de Planejamento; Sanepar; Representantes da Cohafronteira; Secretaria de Meio Ambiente; Instituto Ambiental do Paraná (IAP); Caixa Econômica Federal, bem como de diversos moradores dos 34 loteamentos visitados no período de investigação.

A comissão iniciou os trabalhos em Junho de 2013, com visita aos Bairros, análise documental, tomada de depoimentos de representantes da Caixa Econômica Federal, da Cohafronteira, do Fozhabita, Secretária de Planejamento, Secretaria da Fazenda, Ministério Público Federal e Estadual, dentre outros órgãos envolvidos ou que pudessem colaborar na investigação.

A intenção da CI é mostrar tudo o que foi feito aos moradores das regiões afetadas, os quais enfrentam diferentes problemas para regularização de seus imóveis. A maioria das pessoas mora no local há mais de 15 anos e por impeditivos legais ainda não conseguiu tirar a escritura dos imóveis.

Somado aos problemas documentais existem ainda a falta de condições estruturais básicas em vários loteamentos. A reclamação dos moradores gira em torno, também, da ausência de galerias pluviais; saneamento básico; pavimentação e iluminação pública. Após a audiência, os Vereadores vão concluir o relatório e verificar quais os encaminhamentos podem ser dados a fim de contribuir com a solução dos problemas. A reunião é aberta ao público e acontece às 19h, no Plenário da Câmara.
 

Previous slide
Next slide