Previous slide
Next slide

Aumento do número de Vereadores na Câmara gera debate

Previous slide
Next slide

 

Há uma semana o vereador Hermógenes De Oliveira – Mogênio (PMDB) apresentou o Projeto de Lei que prevê o aumento do número de vereadores de 15 (atualmente) para 21. De acordo com o edil, a mudança faz com que aumente a representatividade popular na Câmara e não há alteração no orçamento.

Durante toda a semana posterior a apresentação do projeto grande parte da população se mostrou contra, principalmente nas redes sociais, onde aconteceram vários “protestos” virtuais.

A redação do Clickfoz entrou em contato com os vereadores para saber o posicionamento de cada um e porque seria benéfico à população aumentar o número de representantes. Infelizmente não foi possível falar com todos porque alguns não atenderam ou não estavam com os celulares ligados.

Foto: Clickfoz
De acordo com o vereador Beni, o plenário suporta até 17 lugares, caso aumente para 21 é necessário fazer reformas

Antônio Rodrigo Da Silva – Rodrigo Cabral (PSB) – “Não tenho opinião formada ainda, quero ouvir a população na audiência pública, e vou seguir a orientação partidária”.
 

Beni Rodrigues Pinto – Beni (PSB) – O vereador Beni sugere duas opções, manter os 15 vereadores ou aumentar apenas 2 e ficar com 17 cadeiras. Segundo ele, para aumentar dois vereadores não é necessário fazer reformas, já tem gabinetes, e espaço no plenário, significa menos gastos. E de qualquer forma, aumenta a representatividade. Ele acredita que 21 pode estourar o orçamento e prefere que sobre verba todo ano porque o dinheiro pode ser destinado à obras. “Agora que só temos 15 vereadores sobra todo ano mais ou menos R$1 milhão e 500 mil, esse dinheiro pode sair da carimbado da Câmara para a construção de uma creche, o recapeamento de um asfalto, pode ser destinado para uma obra”. ~
 

Brais de Moura (PSC) – por duas vezes o celular do vereador caiu na Caixa Postal.
 

Carlos Juliano Budel (PSDB) – o celular também caiu na Caixa Postal por duas vezes.
 

Edílio João Dall´Agnol (PSB) – “Desde o Início eu defendo 17 vereadores. Eu acho que tem que aumentar a representatividade, mas não podemos aumentar os gastos”. O vereador afirma que aumentar o número para 21 vereadores pode estourar o orçamento da Câmara, mas afirma que vai ouvir a população e trabalhar de forma que seja feito o melhor para todos.
 

Gessani da Silva (PP) – a redação do Clickfoz entrou em contato por duas vezes e não foi atendida.
 

Hermógenes de Oliveira – Mogênio (PMDB) – O vereador é o autor do projeto e defende 21 vereadores para aumentar a representatividade, afirma que não será necessário aumentar os gastos porque serão reduzidos os assessores. Atualmente cada edil tem quatro assessores, este número cairia para três.
 

José Carlos Neves da Silva – Zé Carlos (PMN) – “Tem que haver mais discussão com a população, é necessário esclarecer o papel do vereador, as pessoas estão descontentes com a administração pública e isso não é culpa da Câmara”. O vereador defende o debate com a comunidade e acha que o mais importante é esclarecer a função do legislativo.
 

José Edson de Oliveira – Narizão (DEM) – “Eu não vou opinar nada agora, vou esperar a decisão do povo”.
 

Luiz Augusto Pinto de Queiroga – Luiz Queiroga (DEM) – O vereador defende que a Câmara permaneça com 15 vereadores, mas vai aguardar a audiência pública e ouvir a opinião da população.
 

Nanci Maria Rafagnin (PDT) – O assessor atendeu o celular da vereadora e prometeu que ela retornaria, até o fechamento desta matéria isso não aconteceu.
 

Nilton Aparecido Bobato – Bobato (PCdoB) – “Eu acho que precisa aumentar a representatividade, mas isso não pode aumentar os gastos. Porém o debate tem que ser mais profundo que isso. Não podemos ficar só discutindo quem é contra e quem é a favor, eu acho que este é o momento para discutir a função de um vereador. Grande parte da população não sabe para que serve o legislativo”. O vereador defende que durante a audiência pública é necessário entrar em um consenso.
 

Paulo Rúbio (PDT) – “A princípio eu era favorável ao aumento porque o gasto continua sendo o mesmo, aumentar a representatividade seria melhor, mas agora houve tanta polêmica que eu prefiro ouvir a população e trabalhar em cima da opinião pública”.
 

Sérgio Leonel Beltrame – Beltrame (PMDB) – “Eu assinei o projeto porque o partido decidiu, mas desde o princípio eu me posiciono contra o aumento para 21 vereadores. Se já tinha 21 e reduziram para 15 é porque é melhor assim”. Beltrame afirma que não seria possível aumentar para 21 o número de cadeiras sem aumentar os gastos e defende 17, segundo ele seria uma quantidade intermediária. “Eu só aceito 21 vereadores se for decidido por unanimidade e até agora isso não aconteceu”.
 

Valdir de Souza Maninho – Maninho (PMDB) – A redação do Clickfoz entrou em contato por duas vezes no celular do vereador e não foi atendida.

Previous slide
Next slide