Previous slide
Next slide

Beto Virgínio, uma vida inteira dedicada a arte e cultura

Previous slide
Next slide

 

Roberto Virgínio é ator, encenador e oficineiro de boneco e circo. Não é iguaçuense de nascimento, mas de coração. Segundo ele, ama a cidade, luta por ela e quer fazer com que ela cresça e evolua através da cultura e da educação.

Fato. Há 26 anos em Foz do Iguaçu, foi ele quem inaugurou o Teatro Otília Schimmelpfeng – famoso Teatro Barracão – e esteve à frente do Festival Intercolegial de Peças Curtas, por dez anos. Durante este período ele atuou, dirigiu, escreveu textos, fez oficina de bonecos e de circo. “O meu objetivo é educar através da cultura, eu acho que quando unimos arte e educação e ensinamos isso para as crianças estamos fazendo do Mundo um lugar melhor”.

Beto, como é conhecido, é amigo de infância do dramaturgo Mário Bortolotto. Juntos criaram duas companhias de teatro – Chiclete com Banana e Nossa Vida Não Vale um Chevrolett – a segunda virou adaptação para o cinema com o nome "Nossa Vida Não Cabe Num Upala". Estes dois trabalhos renderam a Beto e Mário prêmios nacionais de “Melhor Iluminação, Direção e Sonoplastia”. Ainda na década de 80 a dupla veio a Foz apresentar uma peça no já extinto Mostra Nacional da Terra das Cataratas, na época organizado por Mirá Rocha – atual esposa de Beto.

Em Foz Beto recebeu uma proposta da Fundação Cultural e acabou ficando por aqui, passou a dividir um apartamento com Mirá Rocha e… hoje são casados e têm duas filhas. A família toda é envolvida com arte e cultura, trabalham juntos e desenvolvem projetos sociais voltados para educação ambiental através de teatro de bonecos e circo.

 

Atualmente, Beto trabalha em um projeto para revitalizar o teatro do Bosque Guarani. Este é Beto virgínio, um apaixonado pela arte, que abriu mão das grandes metrópoles para viver em Foz e cuidar da cidade. Através da arte e da educação ele tenta transformá-la em um lugar melhor para viver e deixar para seus filhos. Quando perguntei por que ele não foi embora, como todos os amigos, ele respondeu: “eu gosto desta cidade, quero continuar lutando por ela, ainda tem muito o que se fazer!”.

 

$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});

Previous slide
Next slide