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Brasil e Paraguai discutem integração de estruturas de transporte e energia

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Representantes dos governos brasileiro e paraguaio e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) se reúnem a partir desta terça-feira (9), em Curitiba, para discutir propostas de infra-estrutura de transporte e energia para integração de cadeias produtivas entre Paraná e Paraguai. Entre as propostas, estão a segunda ponte entre Brasil e Paraguai, ferrovias, linhas de transmissão de energia, modernização de aeroportos e estradas.

As propostas fazem parte da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-americana (Iirsa), que envolve os doze países da América do Sul. A idéia é desenvolver a infraestrutura de transporte, energia e comunicações a partir de uma perspectiva regional, visando a integração física dos países para um padrão de desenvolvimento sustentável.

A Iista possui 10 eixos — o subeixo Paranaguá-Assunção faz parte de um dos cinco grupos que compõem o Eixo de Capricórnio. O grupo reúne propostas de 14 projetos estruturais — sete no Paraná e sete no Paraguai. A iniciativa tem apoio de três instituições financeiras multilaterais da região — Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Corporação Andina de Fomento (CAF) e Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

Participam dos estudos técnicos do e no Brasil técnicos do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai e BID.

Para selecionar as cadeias produtivas beneficiadas pelos projetos de integração, os técnicos levantaram os produtos mais comercializados entre Paraná e Paraguai, a partir de dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior. O Paraná compra principalmente rações, milho, trigo, sucata, madeira e laminados. O Paraguai importa basicamente adubos e fertilizantes, papel e embalagens produzidos no Paraná.

Os projetos

Paraná Paraguai
– Ampliação da infra-estrutura do Porto de Paranaguá
– Conclusão do anel viário de Curitiba (final do Contorno Leste)
– Construção da Ferrovia Cascavel-Foz do Iguaçu e Cascavel-Guaíra
– Construção da variante ferroviária do oeste do Paraná (Ferroeste)
– Nova Ponte Porto Presidente Franco-Porto Meira
– Ponte ferroviária com pátio de cargas (Cidade do Leste- Foz do Iguaçu)
– Construção do Anel Ferroviário de Curitiba
– Realocação do Porto de Assunção
– Modernização do aeroporto de Assunção
– Construção da ferrovia Cidade do Leste-Assunção
– Construção da linha de transmissão 500KW Itaipu-Assunção
– Construção da linha de transmissão 500 KW Ayolas-Carayaó
– Subvenção das rotas 2 e 7
– Construção da segunda ponte Paraguai-Brasil
– Mecanização da Represa do Iguaçu

 

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