Previous slide
Next slide

Brasil, França ou Argentina – Quem leva a melhor na primeira etapa do Rally dos Sertões 2022?

Previous slide
Next slide

De volta à Foz do Iguaçu após 7 anos (em 2015, a cidade foi o local da chegada da competição) o Rally dos Sertões terá seus motores ligados para a edição de 2022 no prólogo (tomada de tempo) que acontece nesta sexta-feira (26) e define a ordem de largada que acontece no sábado (27). 

Jean Azevedo, hepta-campeão do Rally dos Sertões e Martín Duplessis, nova aposta da equipe Honda. Foto: Kaká Souza

E neste ano o Sertões torna-se o maior rally do mundo em uma edição histórica que comemora os 30 anos do evento e o bicentenário da independência. São 7.201 quilômetros, com 4.378 quilômetros de especiais. Além de Foz do Iguaçu, Umuarama e Salinópolis, fazem parte do roteiro: Presidente Prudente (SP), Campo Grande (MS), Costa Rica (MS), Barra do Garças (MT), São Félix do Araguaia (MT), Palmas (TO), Mateiros (TO), Bom Jesus (PI), Balsas (MA), Imperatriz (MA) e Paragominas (PA).

Melhor ficar de olho no argentino…

O Rally dos Sertões possui competidores divididos em quatro categorias: carros, motos, quadriciclos e UTVs. E dentro destas quatro categorias, ainda existem subcategorias, permitindo assim, uma disputa mais justa com pilotos iniciantes ou que possuam equipamentos de menor potência em relação ao apresentado pelas grandes e tradicionais equipes que participam da competição. 

Entre as motos, a disputa mais esperada está na categoria Rally Moto 1 e deve ficar entre o brasileiro Jean Azevedo que é Hepta-campeão do Rally dos Sertões, Deca-campeão do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e acumula 18 participações no Rally Dakar, e o francês Adrien Metge, atual campeão do Rally dos Sertões e também do Campeonato Brasileiro de Rally. Assim como Jean Azevedo, o francês acumula participações no Rally Dakar, ele tem atualmente cinco participações.   

Longe dos favoritos, mas não menos importante, está o argentino Martin Duplessis, nova aposta da equipe Honda Racing Brasil, a mesma de Jean Azevedo. Duplessis é o atual campeão sul-americano de rally e tem no seu currículo participações no Rally Dakar e no Campeonato Mundial de Rally Cross Country.

Tem representante iguaçuense nas motos

O iguaçuense Kassiano Burtett e Adrien Metge, piloto francês atual campeão do Rally dos Sertões. Foto: Kaká Souza

Disputando nas motos, na categoria Rally Moto 2, temos um representante iguaçuense, o piloto Kassiano Burtett. Ele participa do Rally dos Sertões desde 2015, ano em que a etapa final foi disputada na terra das cataratas. 

“Eu participo de provas de enduro desde 2020, preparo físico é essencial, mas eu digo, concentração é mais importante que preparo físico…” relatou Burtett, que não participou das provas de 2020/21 por conta da dificuldade de viajar durante a pandemia. 

Kassiano corre com o número 52, pela equipe DM Workshop, com uma moto KTM 690 Enduro R, e deve participar apenas da Etapa Sul, que se inicia em Foz do Iguaçu e vai até Palmas (TO). 

Neste ano, devido ao acréscimo de extensão, que tornou o Sertões o maior rally do mundo, a competição pode ser disputada em três modalidades: completo, apenas etapa sul e apenas etapa norte.

Previous slide
Next slide