Previous slide
Next slide

Câmara Federal discute criação da área de livre comércio em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

Na segunda-feira, 28, às 14 horas, a Câmara Federal reunirá em Foz do Iguaçu lideranças políticas e empresariais do Paraná. Na pauta, o Projeto de Lei 944/2011 – de autoria do deputado federal Nelson Padovani (PSC) – que cria a Área de Livre Comércio em Foz do Iguaçu e visa potencializar a economia regional. O Seminário – aberto à participação de toda a população – acontecerá no plenário da Câmara de Vereadores.

A proposição, que alça mais um atrativo de interesse comercial turístico nas fronteiras entre o Brasil, Paraguai e Argentina já foi aprovada nas comissões do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. Atualmente, está sendo analisado pela Comissão de Finanças e Tributação.

O projeto agora está sob condução do relator, deputado André Moura (PSC), que também estará presente no seminário para ouvir lideranças, empresários e principalmente os especialistas do setor tributário de Foz do Iguaçu. A proposta do Seminário é ajustar o projeto à realidade da fronteira, ouvindo quem de fato conhece as peculiaridades socioeconômicas da região.

Foto: Divulgação
Deputado Nelson Padovani, autor do projeto, virá a Foz do Iguaçu discutir criação da área de livre comércio na cidade

Padovani explica que a realização do seminário é um passo importante, para que a população e as entidades da região possam conhecer melhor o projeto e também manifestar suas opiniões. “O que queremos é que todos participem, que ouçam o que temos a dizer e que apresentem os ajustes necessários. A área de livre comércio, no meu entender, vai ser um avanço extraordinário para Foz do Iguaçu, para os municípios circunvizinhos e para todo o Paraná”, defende.

Segundo o deputado, hoje há um esvaziamento contínuo no comércio de Foz do Iguaçu devido à concorrência desigual exercida pelos free-shops em Puerto Iguazu, na Argentina e, principalmente em Ciudad Del Este, no Paraguai. “O que acontece é que nesses países há regimes fiscais diferenciados, que tornam os produtos de lá mais atraentes, e isso prejudica o Paraná, prejudica o Brasil. Por que não criarmos uma área de livre comércio, com benefícios fiscais diferenciados também para os nossos comerciantes? Este é o principal ponto do nosso projeto, proteger as nossas empresas e a nossa economia”, acrescentou.

Estudos recentes apontam que a criação da área de livre comércio em Foz do Iguaçu geraria cerca de 100 mil empregos, e o País deixaria de perder pelo menos R$ 10 bilhões a cada ano em arrecadação de impostos. “Foz do Iguaçu tem todas as condições de sediar uma área de livre comércio. É uma região estratégica. Por isso espero que as autoridades, os comerciantes, os empresários, representantes de entidades em geral e a sociedade como um todo participem desse debate, porque é um assunto que interessa ao Paraná”, conclui Padovani.

SERVIÇO
Seminário Regional sobre a criação da área de livre comércio de Foz
Dia: 28/04/2014
Local: Câmara Municipal de Foz do Iguaçu
Horário: 14 horas

Previous slide
Next slide