Search

Campanha contra raiva pretende vacinar 60 mil cães e gatos em Foz do Iguaçu

 

Foto: Divulgação
Cerca de 60 mil cães e gatos deverão ser vacinados em Foz

O Centro de Controle de Zoonose – CCZ inicia no sábado (21) a campanha contra a raiva em Foz do Iguaçu. Aproximadamente 32 mil doses da vacina antirrábica foram enviadas pelo Ministério da Saúde à tríplice fronteira. O objetivo da campanha é vacinar em torno de 60 mil animais, entre cães e gatos.

 
A princípio, os trabalhos acontecerão aos sábados e domingos, com equipes reduzidas, já que o foco principal vem sendo o combate à dengue. A partir de maio, todo o efetivo de agentes será destinado à ação antirrábica. Esse será o último ano em que os trabalhos serão feitos de casa em casa. Em 2013, a responsabilidade será do dono do animal. “Se for constatado que o animal possui raiva, o dono poderá ser penalizado”, afirmou Jairo Adams, coordenador do Programa de Raiva do CCZ.
 
Desde 2002 não há casos de raiva na cidade, transmitida de cão para cão. A preocupação maior é de o vírus circular na área urbana através de morcegos. O CCZ orienta a população para evitar qualquer tipo de contato com estes, que são os únicos mamíferos capazes de voar. “Se a pessoa encontrar algum morcego com atitude estranha, como voar durante o dia, por exemplo, deve ligar para o CCZ, através do telefone 3524-5838 e o CCZ irá recolher esse morcego, para análise”, explicou Jairo Adams.
 
Em relação aos cachorros de rua, já tramita um projeto na Câmara de Vereadores, onde deverá ser feito um censo, para registro dos animais. Adams adiantou que a eutanásia deverá ser abolida e os cachorros recolhidos da rua deverão ser encaminhados para adoção.