Previous slide
Next slide

Campanha de Carnaval dá dicas para uma folia saudável

Previous slide
Next slide

Um carnaval onde todos possam encontrar diversão e alegria de maneira saudável. Assim, a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu quer transmitir a seus foliões e foliãs a melhor maneira de aproveitar a festa que inicia nesta sexta-feira, 21, e segue até terça, 25, em cinco localidades. 

“Vamos fazer o disparo dessas peças via redes sociais e informar o folião sobre a melhor maneira de aproveitar a festa. Com algumas dicas bastante práticas, como não levar garrafas e artefatos de vidro, carregar sempre os documentos, não exagerar para que todos possam aproveitar da melhor forma”, comentou a diretora Cultural Thaisa Praxedes.

As peças tratam de dicas simples, mas também informam os foliões: a circulação de menores de 12 anos, sem os pais ou responsáveis legais está vetada pela Vara da Infância e da Juventude.  De 12 a 16 anos, deverão estar acompanhados de pelo menos um dos pais, responsável legal (tutor/a ou guardião/ã) e parentes colaterais (irmão/ã, tios/as) com identificação. Já adolescentes com mais de 16 anos devem portar documentos de identidade, mas sua presença não é autorizada nos blocos. 

Como em outras edições, a venda de bebidas alcoólicas a menores é proibida, e o ingresso na área destinada à festa com bebida destilada, narguile, garrafas ou recipientes de vidro, além de objetos cortantes, também é vedada. 

Outro alerta é quanto a levar as caixinhas de som – que fazem um grande sucesso entre os jovens – para a avenida. “Nas festas de carnaval tivemos o cuidado de preparar um edital específico para a contratação de artistas, que vão ficar responsáveis pela programação. No Carnaval da Saudade, por exemplo, o nome já diz, a preferência é por marchinhas, de carnavais de antigamente, mas o repertório também inclui outros ritmos. Não precisa ninguém, levar caixinha de som, mesmo porque trabalhamos para que a música possa ser ouvida ao longo de todo espaço ocupado”, informou Thaisa. 

O uso dos banheiros químicos também é lembrado de maneira descontraída na campanha. “A dica é para que procurem os banheiros químicos que estarão espalhados pela avenida e pelas praças. Sabemos que é preciso um pouco de paciência, mas deixar para a última hora é ter que esperar”. 

A exemplo de outros carnavais, quem for aproveitar a folia de rua, poderá levar cadeiras de praia e coolers, mas a circulação de vidro é proibida para evitar acidentes. Quem for ao carnaval também vale lembrar que a limpeza do espaço é bastante importante. “Vamos disponibilizar lixeiras ao longo de cada espaço, mas os foliões também podem ajudar, concentrando o lixo num saco ou sacolinha próxima às lixeiras”.  

A segurança do Carnaval da Saudade será feita por empresa terceirizada, além dos parceiros; Foztrans, Guarda Municipal, bombeiros, brigadistas e Polícia Militar.

Previous slide
Next slide