Search

Capes aprova primeiro mestrado profissional da UEM

A Universidade Estadual de Maringá teve seu primeiro curso Mestrado Profissional aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso aprovado é o stricto sensu em Políticas Públicas, que está sob a coordenação da professora Ana Lúcia Rodrigues e é financiado pela Escola de Governo.

Ela esclarece que a diferença básica em relação ao mestrado acadêmico é que o mestrado profissional enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho profissional, com alto nível de qualificação. “O aluno recebe o título de mestre e todas as prerrogativas necessárias inclusive para o exercício da docência, embora não seja esse o foco principal do mestrado profissional”, explica a coordenadora.

Como requisito de aprovação, não será exigida a defesa de monografia, mas ar um trabalho voltado para a atividade profissional que exercida pelo aluno. Ana Lúcia explica que serão abertas 30 vagas, exclusivas para servidores públicos do Estado. Os aprovados não terão de arcar com nenhum custo. “O mestrado profissional tem uma espécie de selo de qualidade que os cursos lato sensu (especialização e MBAs), não têm. E esse selo de qualidade garante o alto nível de conteúdo do curso”, complementa Ana Lúcia, sobre a aprovação da Capes.

A definição do calendário do curso, inclusive com abertura do prazo de inscrição, depende da assinatura do convênio com o Governo do Estado. A princípio, o convênio será específico para uma turma. A abertura de novas turmas dependerá da demanda da Escola de Governo, no entanto, a coordenadora não descarta a possibilidade de, no futuro, oferecer o curso para pessoas que não pertençam ao quadro do Estado, ou mesmo usar a experiência desse mestrado profissional para implantar um curso acadêmico.