Previous slide
Next slide

Caravanas começam a chegar a Foz do Iguaçu para o maior encontro cristão-muçulmano do País

Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu será o caminho da peregrinação de milhares de fiéis que começam a chegar de várias partes do Brasil, da Argentina e do Paraguai para o maior encontro internacional cristão-muçulmano já realizado no País. O encontro “Maria, exemplo para todos nós” ocorre neste sábado, das 9h às 16h, no Mirante do Vertedouro de Itaipu Binacional.

A entrada é gratuita. A promoção é da Pastoral da Criança Internacional e da comunidade islâmica e árabe de Foz do Iguaçu. O evento será aberto para fiéis de todas as religiões. Sete mil pessoas são esperadas para a celebração conjunta em homenagem à mãe de Jesus, personagem reverenciada nas duas maiores religiões do mundo.

A escolha de Foz do Iguaçu para receber o evento não aconteceu por acaso. A cidade abriga as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, e povos de mais de 70 diferentes etnias.

Caravanas
– Mais de 70 caravanas, com ônibus de várias partes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraguai e Argentina já começam a se deslocar para Foz do Iguaçu.

A população de Foz do Iguaçu poderá embarcar nos ônibus colocados à disposição pela prefeitura no Terminal do Transporte, a partir das 8h30.

Lideranças confirmadas – O vice-governador, Flávio Arns, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e várias autoridades políticas do Paraná estão confirmados para o encontro. Também devem participar lideranças de diferentes denominações religiosas procedentes de pelo menos 13 países, que integram a GNRC, sigla da Rede Global de Religiões pela Infância. Essa organização atua na promoção do bem-estar de crianças em todo o mundo.

Participam do encontro o secretário geral do Movimento Religions for Peace, William F. Vendley (Estados Unidos); o secretário geral do Comitê para o Diálogo Cristão Muçulmano, Mohammad Sammak (Líbano); Kul C. Gautam, diretor da Unicef (Nepal), além de representantes do Quênia, Turquia, França, Índia, Tailândia, Suécia, Suíça, São Salvador e Panamá.

Inédito no País – Será a primeira vez que essa celebração ocorrerá fora do Líbano, onde foi realizada em 2010 e 2011, no dia 25 de março – data da Anunciação do Anjo Gabriel a Maria. Este também será o maior evento promovido no interior da usina de Itaipu.

Diversidade étnica – Foz do Iguaçu concentra a segunda comunidade árabe do Brasil. Pelo menos 17 mil imigrantes desta região vivem na cidade paranaense, localizada na fronteira com o Paraguai e a Argentina.

“Queremos mostrar que somos todos construtores da paz e tirar este estigma negativo associado aos muçulmanos da fronteira”, disse Nelson Arns Neumann, da Pastoral da Criança Internacional, médico e filho de Zilda Arns, fundadora da entidade.

Nelson Arns se refere a seguidas matérias publicadas na imprensa, até poucos anos, denunciando que a região de fronteira abrigaria células de terrorismo, o que nunca foi confirmado pelas autoridades.

Para o guia religioso da Sociedade Beneficente Islâmica de Foz do Iguaçu, xeque Mohamed Khalil, o encontro permitirá que a comunidade islâmica de Foz do Iguaçu mostre a importância da mãe de Jesus na tradição muçulmana.

No Alcorão, livro sagrado do islamismo, Maria é citada 34 vezes, enquanto o nome de Jesus Cristo aparece 25 vezes. “Santa Maria é a senhora de todas as mulheres, uma imagem de fé”, disse Khalil. “Este encontro representa o amor e a paz”.

Atividade principal
– A atividade principal está programada para ocorrer entre 12h e 13h, com a concentração do público para um louvor a Santa Maria. Entre 9h e 16 horas, tendas temáticas atenderão ao público. Associando sua missão aos exemplos de Maria, a Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) vai expor as iniciativas que promove, por meio de milhares de voluntários, para melhorar a vida de gestantes e crianças pobres no Brasil e em mais 19 países.

Conteúdo religioso – O conteúdo religioso estará destacado nas tendas “Maria, exemplo para cristãos e muçulmanos” e “Maria, exemplo para a construção da paz”. Outra tenda vai mostrar as ações da Rede Global de Religiões pela Infância (GNRC) especialmente na promoção do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança, que já é comemorado em 72 países.

Na Itaipu, a logística envolve aproximadamente 300 pessoas, entre empregados e fornecedores. Para receber o evento, a empresa alterou sua rotina. Placas com sinalização para a chegada até o Mirante, identificação das tendas e estacionamento da imprensa e dos convidados vips estarão em todas as partes a partir da entrada da Barreira da usina.

Serviço
Maria, exemplo para todos nós
Encontro Internacional Cristão-Muçulmano
Data: sábado, 24 de março de 2012
Local: Mirante do Vertedouro de Itaipu (Av. Tancredo Neves, 6.731), Foz do Iguaçu (PR)
Abertura: 9h. Encerramento: 16h
Concentração para homenagem a Maria: 12h às 13h

Previous slide
Next slide