Previous slide
Next slide

Centro Cultural Beneficente Islâmico recebe homenagem pelo aniversário de 30 anos

Previous slide
Next slide

A Câmara Municipal de Vereadores entregou, no início da sessão de quinta-feira (15), moção de aplauso ao Centro Cultural Beneficente Islâmico pelo aniversário de 30 anos da entidade, celebrado no dia 16 de agosto.

Foto: Assessoria
Presidente CCBI, Faisal Saleh e Xeque Moshin Al Hassani recebem placa em homenagem aos 30 anos do CCBI do vereador Nilton Bobato (PCdoB) e do presidente da Câmara, Edílio Dall´Agnol (PSB)

 

A história da entidade foi ilustrada através de um vídeo exibido durante a sessão, que revelou a importância do Centro Cultural para a cidade. O vereador Nilton Bobato, autor da moção, entregou a placa de homenagem ao Xeque Mohsin Al Hassani e ao Presidente do Centro Cultural Beneficente Islâmico, Faisal Saleh.

 

A solenidade simbolizou o espírito de harmonia existente em Foz do Iguaçu com a presença do Pastor evangélico, Sadi Buzanello e do Padre Clodoaldo Izidoro Frassetto. Para Nilton Bobato, a moção foi uma forma de homenagear o CCBI e Foz do Iguaçu, cuja riqueza é a diversidade cultural e a convivência harmoniosa entre povos e religiões.

 

Homenagear o Centro Cultural Beneficente Islâmico é homenagear a cidade, homenagear a diversidade étnica e principalmente, a relação harmoniosa entre todos os povos, prova disso é a presença de representantes de outras religiões”, disse Bobato.

 

História – A ideia de ter um Centro Cultural surgiu em meados da década de 80, período marcado por intenso crescimento da comunidade islâmica em Foz do Iguaçu. A proposta era que a religião, os costumes e as tradições pudessem ser preservadas.

 

Em 16 de agosto de 1981, numa grande assembléia, criou-se o Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu, com a finalidade de construir uma mesquita para os fiéis e uma escola onde se ensinaria, além do português, o idioma árabe e a religião islâmica para seus descendentes.

 

No dia 07 de outubro de 1988, com a presença de toda a comunidade islâmica da região, autoridades civis e militares, embaixadores de países árabes e representantes da Liga Islâmica Mundial, foi inaugurada a mesquita com o nome de Omar Ibn Al-Khattab, com uma área construída de 1248 m2 e uma sala oval de 580 m2 para orações.
 

Previous slide
Next slide