Previous slide
Next slide

Cia. de Dança Jair Moraes se apresenta no dia 22 em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

A prefeitura de Foz do Iguaçu através da Fundação Cultural traz a cidade a Cia. de Dança Masculina Jair Moraes de Curitiba, que se apresenta no dia 22 às 20h no Teatro Barracão com o espetáculo “Corpos, Ação, Movimento e Só”. O show mistura linguagens e movimentos do clássico ao contemporâneo. São vinte bailarinos que realizam sete coreografias diferentes, mas interligadas em um espetáculo de uma hora de duração. O trabalho conta como o apoio da Funart e do Teatro Guairá e das secretarias de Cultua das cidades onde se apresenta. O valor da entrada é de R$ 10 e para estudantes, meia entrada. Haverá também oficinas de dança no mesmo dia d a apresentação, pela manhã para ballet iniciantes e a tarde contemporâneo avançado.

Espetáculo – Entre os bailados de coreógrafos que integram o espetáculo participam Cristiane Wosniak, coordenadora do Curso de Dança da Faculdade de Artes do Paraná; Mário Patruni, bailarino do grupo e professor de dança do Clube Curitibano; Woody Santana, ex-bailarino do grupo e atualmente coreógrafo do Balé da Cidade de São Paulo; Leandro Vieira, ex-bailarino do grupo e atualmente contratado do Balé Teatro Guaíra que fez a adaptação ousada para rapazes de trecho do II Ato de Gisele, chamado por ele de "Giz ele"; Edson Fernandes da Riscas Cia de Dança de Ribeirão Preto e o próprio Jair Moraes. Além das danças exibidas por rapazes a Cia. tem a participação de Alicia Montanha e Luciana Voloxki, bailarina do corpo de baile do Teatro Guaíra, que dividem o palco em solos, duetos e trios. O novo espet áculo será levado para os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
 
Desde a estréia em dezembro de 2009, a Cia. já passou por várias cidades como: Curitiba – PR – (Teatro José Maria Santos – Complexo Guaíra); Telemaco Borba – PR – (Casa da Cultura); Ponta Grossa – PR – (Cine Teatro Ópera); União da Vitória – PR – (Cine Teatro Luz); Londrina – PR – (Teatro Ouro Verde); Maringá – PR – (Teatro Calil Haddad) e Juiz de Fora – MG – (Centro Cultural Pró-Música); Araucária-PR – (Teatro da Praça).
 
Companhia – A Cia. De Dança Masculina Jair Moraes de Curitiba-PR foi à primeira companhia de dança masculina no Brasil, embora hoje já existam outras. Nasceu há sete anos atrás, dentro da escola de dança do Teatro Guaíra. Em 03/2007 a Cia. tornou-se independente. Segundo Jair, “Um dos objetivos da companhia também é combater o preconceito que ainda gira em torno de homens que resolvem se dedicar à dança”. A Cia. ganhou o prêmio de Dança Klauss Vianna da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) que é mantida pelo Governo Federal, pelo reconhecimento de seu mérito nestes sete anos.
 
O diretor da Cia. Jair Moraes dançou no Corpo de Baile do Teatro Guairá entre 1970 e 1972. Foi solista do Corpo de Baile do Teatro Municipal de São Paulo de 1972 a 1973, esteve no Ballet Gulbenkein em Lisboa de 1973 a 1979, foi diretor do Ballet Teatro Guaíra (BTG) entre 1994 e 1996 e atualmente é mâitre do Ballet Teatro Guaíra e diretor da Cia.
Previous slide
Next slide