Previous slide
Next slide

Cidades sedes da Copa 2014 serão anunciadas domingo (31)

Previous slide
Next slide

Este domingo (31) será um dia muito especial para os amantes do futebol, em especial os brasileiros. Confirmada desde 2007 como sede da Copa do Mundo de 2014, o Brasil vive a expectativa em saber quais serão as cidades que terão o direito de receberem jogos do torneio de futebol mais importante do planeta. Em 2010, a Copa será na África do Sul.

São 17 candidatas, mas apenas 12 serão escolhidas em um evento organizado pela FIFA, em Nassau, nas Bahamas, na América Central. O anúncio está previsto para acontecer às 15h30, horário de Brasília. Estará presente o presidente da FIFA, Joseph Blatter, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, além do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke.

As cidades candidatas são: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Representantes de cada uma delas mostraram projetos e dossiês que foram analisados pelos membros do Comitê Organizador da Copa do Mundo – Brasil 2014.

Alguns estádios terão que passar por reformas, cumprindo as exigências da FIFA; outros serão completamente construídos. Além disso, as cidades escolhidas terão que investir muito em infra-estrutura como Aeroportos, rede hoteleiras, transporte, hospitais, segurança, entre outros. Inicialmente, a FIFA desejava escolher apenas dez cidades, mas a CBF sempre defendeu a escolha de 12, saindo-se vitoriosa. Certamente haverá muita festa nas cidades escolhidas. Mas a falta de jogos numa cidade, não significa que ela não poderá participar, de forma indireta, do evento que abriga a Copa do Mundo.

Com isso, até Foz do Iguaçu poderia se beneficiar. Cidade turística por natureza pelas Cataratas do Iguaçu, a região de tríplice fronteira poderia se beneficiar em caso de escolha de Curitiba, que com o moderno estádio da Arena da Baixada, é forte candidata a ser escolhida. Foz do Iguaçu poderia se situar como uma sub-sede, pela distância, (cerca de 45 minutos de avião) e por sua ampla rede de hotéis, inclusive com centros de treinamentos.

Espera – O Brasil precisou esperar 64 anos para sediar uma Copa do Mundo novamente. A última havia sido em 1950, trágica para a seleção brasileira pela perda do título na final, contra o Uruguai, no estádio do Maracanã. O fato ficou conhecido mundialmente como Maracanazo, pois a seleção canarinho precisava apenas do empate para se sagrar campeão, no entanto perdera de virada por 2 a 1.

Desta vez, o Brasil terá a chance de dar o troco, se não for em cima do Uruguai, pelo menos em outra seleção. Pois novamente o Maracanã é sério candidato a sediar a grande decisão da Copa do Mundo. O estádio do Mineirão, em Belo Horizonte e o Morumbi, em São Paulo, brigam para serem sede da abertura do maior evento esportivo do mundo.

O Click Foz do Iguaçu preparou uma galeria de imagens com os prováveis estádios da Copa do Mundo 2014.

Previous slide
Next slide