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Cinco dias de muito turismo e negócios

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Cesar Ogata/Ministério do Turismo
A maioria dos visitantes do Salão de Turismo era de São Paulo

Os organizadores do 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil acreditam que a expectativa de público (100 mil visitantes) tenha sido alcançada durante os cinco dias de evento, que terminou no domingo (5), no Parque de Exposições do Anhembi.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), até as 14h, a área de gastronomia já havia contabilizado 43 mil refeições.

De acordo com o relatório parcial da pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido do Ministério do Turismo, com 1,2 mil participantes, 66,9% foram ao salão para conhecer o evento; 23,3% por motivos profissionais ou a negócios; 4,3% para assistir às palestras; 3,9% para adquirir serviços/produtos turísticos; 1,4% para comprar artesanato e jóias; 0,2% para trabalhar no evento.

A maioria dos visitantes é de São Paulo (88,9%), seguida por Minas Gerais (2,1%), Rio de Janeiro (1,3%) e Bahia (1,1%).

Entre o público que visitou o salão a negócios ou por motivo profissional, 26,1% atua em agências de viagem; 26,1% é de universidades; 15,9% é do setor público; 10,8% de meios de hospedagem; 10,2% de operadoras de turismo; 8,9% de consultoria; e 1,9% de companhias aéreas.

Quando perguntados sobre o que desejariam fazer na próxima viagem, 51,1% responderam que querem ir para a praia (segmento de turismo de sol e praia); 24% pretendem fazer turismo cultural; 23,1% estão em busca de ecoturismo; 10,9% vão praticar atividades de aventura; 11,9% querem fazer turismo náutico (cruzeiros e passeios de barco); 16,5% ir a fazendas e campos (turismo rural); e 3,9% farão outro tipo de turismo.

De todos os entrevistados, 74,1% realizaram viagens pelo Brasil no último ano e 25,9% não viajaram pelo país. A maioria que foi ao 4º Salão do Turismo (68,2%) viaja em período de férias, 5,9% nos fins de semana, 12,2% nos feriados prolongados e 24,2% em qualquer período do ano.

Sobre o que chamou mais a atenção nos destinos apresentados durante o evento, 51,8% disseram que foram os atrativos naturais, 40,6% citaram os atrativos culturais, 14,5% a gastronomia, 11,8% o clima, 5,6% os preços e 7,7% outros.

Área de Comercialização – O espaço cresceu 25% em relação a 2008 e garantiu retorno aos participantes. Foram 75 macroexpositores e 300 cooperados. Promoções, descontos, produtos especiais. Quem visitou o 4º Salão do Turismo nos últimos cinco dias encontrou ofertas tentadoras na Área de Comercialização, que este ano ocupou 10 mil metros quadrados, dois mil a mais que na edição de 2008. A ampliação é resultado do aumento no número de empresas e de estandes.

A Pomptour e a Visual, por exemplo, dobraram a área ocupada. Foram 50 metros quadrados em 2008 e, agora, 100 metros quadrados. Já a Luxtravel triplicou o espaço, chegando a 150 metros quadrados este ano. “As vendas estão melhores que as de 2008, que também foi um ano bom. Sentimos isso desde o primeiro dia do Salão”, disse a supervisora de operações da Pomptur, Marina Figueiredo. “Trouxemos todos os pacotes que comercializamos. Cada um com alguma condição exclusiva”. Segundo ela, a empresa espera vender 60% mais pacotes em relação ao 3º Salão do Turismo.

Quem também apostou na ampliação do número de postos de atendimento foi a Luxtravel, que estima comercializar o dobro este ano na comparação com 2008. “Chegaremos a R$ 500 mil em vendas para saídas em agosto e setembro”, conta o diretor da operadora, Flávio Gomes Louro, acrescentando que Lençóis Maranhenses foi um dos destinos mais procurados pelos visitantes.

“O Salão mostra que viajar pelo Brasil é possível, acessível e vale a pena”, diz o diretor da Alcantara Machado, promotora do evento, Eduardo Sanovicz. “Cada vez mais, o evento se consolida como um grande espaço de promoção e venda para o consumidor final”, acrescenta.

Entre as companhias aéreas, a oportunidade de mostrar produtos e serviços atraiu empresas como a Ocean Air e a Trip. Para o diretor da Ocean Air Renato Pascowitch, o objetivo da participação no 4º Salão do Turismo é a apresentar a empresa ao mercado consumidor. “Aqui podemos fazer negócios diretamente com o visitante. Nosso foco é a apresentação da empresa, aproveitando o contato direto com o público”, diz o diretor, que levou para o estande as poltronas do MK-28, aeronave da frota da companhia. Mesmo priorizando a apresentação da empresa, a Ocean Air vendeu passagens com desconto de 15% nas tarifas disponíveis no sistema.

A Trip, que participou de todas as edições do Salão do Turismo, comemora o crescimento do evento. “O Salão tomou uma proporção muito maior do que em seu início. É um evento diferente dos outros do trade, com a oportunidade de fazer contato com o público consumidor”, afirma o gerente de Imagem da empresa, Claudio dos Santos. “As vendas acontecem, mas é a quantidade e qualidade do público que nos impressiona”.

MAIS EMPRESAS – A Gol, que aproveitou o encontro com o público para recadastrar membros do programa Smiles, ofereceu passagens com 20% de desconto para quem viajar nos meses de agosto e setembro. “Ainda não podemos falar sobre o número de passagens vendidas, mas a movimentação tem sido grande desde o primeiro dia”, afirmou a responsável pelo marketing da companhia aérea, Rosemary Menis.

No estande da TAM Viagens e da TAM, a redução nos preços foi oferecida nos pacotes da operadora. O desconto foi de 15% para quem adquirisse o pacote ali mesmo. “Vemos resultados imediatos, não apenas na comercialização aqui no estande, mas também nos dias seguintes, com o aumento de vendas nas lojas e agências”, disse o gerente de Produtos da TAM Viagens, Adriano Gomes.

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