Previous slide
Next slide

Cine Cataratas estreia 3D sem alarde, mas público agradece

Previous slide
Next slide

 

 
Divulgação
Estava esperando os óculos tradicionais com papel celofane? A nova tecnologia 3D utiliza lentes polarizadas para melhorar a experiência de profundidade
O cinema 3D existe desde 1950, claro que hoje a tecnologia está muito mais aprimorada e teve o novo boom com a reinvenção do método com o filme Avatar no final do ano passado. De lá para cá, todos os cinemas dos grandes centros urbanos entraram em uma corrida para comprar aparelhos que se adaptem a essa tecnologia. Em Foz do Iguaçu o cinema do Cataratas Jl Shopping já conta com a novidade. O primeiro filme a estrear no novo formato foi a terceira sequência da série As Crônicas de Nárnia.
 

Veja a programação do cinema de Foz do Iguaçu

 
Quem conferiu o primeiro filme em 3D de Foz do Iguaçu ficou encantado com a surpresa. Alessandra Marques foi assistir Nárnia e disse que já estava na hora de Foz do Iguaçu receber a projeção especial, e diz que não vê a hora de conferir a reestréia de Avatar nas telonas. Sarah de Souza, disse sobre a profundidade no filme e comentou que "em certas partes o filme sai da tela. É divertido”, ressaltou.
 
Além de Nárnia  que está em exibição  desde a semana passada, na sexta-feira (17) estreou "Tron – O Legado", filme realizado especialmente para projeção 3D.
 
Para poder ver o filme em três dimensões é necessário assistir o cinema com óculos especiais e reutilizáveis. Os óculos devem estar limpos e higienizados. O cinema informa que o adereço estará sempre limpo, mas não custa conferir e ao invés de simplesmente limpar na camisa, solicitar a substituição para não levar para casa uma doença ou irritação nos olhos.
 
Na estréia do filme, o cinema de Foz não informava como proceder com quem usa óculos de grau. Quem tem deficiência na visão deve usar o óculos de grau por baixo do óculos 3D, que já são feitos em um formato grande o suficiente para acomodar outro por baixo. Quem tem problema de daltonismo não poderá ver a profundidade dada pela sobreposição realizada pelos filtros da projeção, pois uma cor alterada no filme é o vermelho.
 
Projeção e tela especiais – Para que a ilusão seja criada, o objeto em duas dimensões passa por um processo de captação mais primoroso, parecido com a nossa visão. São usadas duas câmeras para a filmagem, grudadas uma na outra. Cada imagem é projetada com uma polaridade diferente e às vezes chega usar dois projetores simultaneamente. Para a visualização também são necessários óculos com lentes especiais. Cada lente dos óculos possui filtro de polarização diferente, uma lente filtra as ondas polarizadas na vertical e a outra na horizontal. Por a lente polarizada escurecer um pouco as imagens, a tela para projeção é prateada para aumentar o brilho da imagem.
 
Previous slide
Next slide