Utilizar o cinema para apresentar as belezas e a cultura de um país. Essa é a intenção do Cine Fest Brasil – Madri, que conta com o apoio do Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). O evento divulga os destinos e os cenários brasileiros com o suporte das produções nacionais no Circuito de Bellas Artes de Madrid, um dos centros culturais mais importantes da Europa.
O festival teve início na última terça-feira (01) e vai até sábado (05), com a exibição de dez títulos nacionais inéditos para o público espanhol. Entre os filmes estão o longa-metragem de ficção, Romance, de Guel Arraes, e o documentário “O homem que engarrafava nuvens”, de Lírio Ferreira.
O Cine Fest Brasil – Madri faz parte do Circuito Inffinito de Festivais, que este ano já passou por Buenos Aires, Miami, Vancouver, Nova York, Londres e, na última semana, Roma. A próxima parada será Barcelona, entre os dias 11 e 17 de dezembro.
A Embratur conta com um estande dentro do evento, com material promocional e brindes para divulgar o Brasil. Os países pelos quais o festival passa são considerados importantes mercados para a Embratur, pela quantidade de turistas que emitem para o Brasil, e sua importância para o turismo mundial.