Previous slide
Next slide

Começa sexta-feira (17) programa de prevenção de câncer à detentas

Previous slide
Next slide

Foto: Arnaldo Alves – AEN
Foz do Iguaçu é a primeia cidade do estado a receber os benefícios do programa de prevenção ao câncer em detentas

O programa é uma iniciativa do Governo Estadual, as presas da Cadeia Pública Laudemir Neves – Foz do Iguaçu – e da Penitenciária Feminina do Paraná em Piraquara receberão orientações sobe prevenção do câncer de mama e farão exames preventivos.

A partir de julho outras penitenciárias passarão a receber os serviços de atendimento às detentas. A atitude é inédita no país e estima-se que em breve seja implantada em todo o território nacional seguindo o exemplo paranaense.

Na Cadeia Pública Laudemir Neves as mulheres já fizeram os testes de sensibilidade para tuberculose no mês de maio. Na segunda etapa elas farão prevenção câncer de mama e colo do útero e exames preventivos em DST/AIDS/HIV, hepatites, hanseníase e novamente tuberculose.

Foz do Iguaçu é a primeira cidade atendida pelo programa que é realizado pelo Conselho Nacional de Justiça e a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Serão atendidas aproximadamente 1300 mulheres em todo o estado.

De acordo com a secretária da Justiça e Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes, a Cadeia Publica Laudemir Neves mantém em regime fechado aproximadamente 170 mulheres em condições precárias de assistência à saúde.

Ainda em 2011 o programa atenderá outros municípios paranaenses. Londrina em julho e agosto; Cascavel, Toledo e Gauíra em agosto e setembro; Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Guarapuava em outubro e novembro; Maringá, Campo Mourão e Umuarama em dezembro e janeiro de 2012.

Previous slide
Next slide