O prefeito Paulo Mac Donald Ghisi esteve no Rio de Janeiro na última semana, onde participou de reuniões no Comitê Olímpico Brasileiro. Recebido pelo presidente do COB, Carlos Arthur Nuzmann, ele tratou de assuntos de relevância para a cidade, como a realização das Olimpíadas Universitárias em 2012. A competição será disputada em Foz do Iguaçu, que teve a candidatura eleita após disputa com várias capitais de estados.
A confirmação foi anunciada pelo prefeito durante o programa semanal de radio, que foi ao ar no sábado. De acordo com o secretário de esportes, Marcio Ferreira, foi assinado junto ao COB o protocolo de intenções em que o Município deverá cumprir o Caderno de Encargos.
Márcio Ferreira informou que estão previstos investimentos de R$ 6 milhões nos jogos e outros R$ 3 milhões para abrigar os quatro mil atletas na hotelaria da Terra das Cataratas. A captação dos recursos dos jogos para a cidade é resultado de uma dos esforços da Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Itaipu Binacional e Conselho Municipal de Turismo de Foz – Comtur.
As Olimpíadas Escolares e Universitárias são os maiores eventos esportivos envolvendo estudantes do Brasil e já é consolidada no calendário esportivo nacional. Para a candidatura, 22 cidades se inscreveram e no período de avaliação todas foram analisadas pelo comitê. Em junho de 2010, Foz do Iguaçu recebeu a visita do COB, onde vistoriaram vários locais e fizeram medições e avaliação dos espaços esportivos como SESC, Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti e Centros de Convivência. Além das estruturas esportivas – tanto do município, quanto particulares – o comitê também avaliou o setor hoteleiro e gastronômico da cidade.