Search

Como enfrentar o dia-a-dia das empresas?

 Coluna sobre empreededorismo Empresa Jr.-PTI

 

Cada vez mais o profissional é posto a prova nas organizações e não somente no nível técnico, mas recentemente, vem se descobrindo a necessidade de demonstrar o equilíbrio emocional em meio às dificuldades do dia-a-dia, pressões dos superiores, divergências entre colegas, acúmulo de tarefas entre outras variáveis que tendem a desequilibrar o profissional de hoje.

 

As pessoas normalmente são contratadas pelas suas capacidades técnicas, mas permanecem em seus empregos pelas suas habilidades de relacionamentos e principalmente a de lidar com dificuldades e é essa habilidade, hoje chamada de Inteligência Emocional, que tem feito a diferença nas organizações e na vida pessoal dos colaboradores.

 

Quando um profissional está diante de uma dificuldade ou obstáculo ele tem a sua frente uma decisão a tomar. Como passar por essa dificuldade sem se deixar afetar por ela? Como resolver problemas sem se abalar? Como ser assertivo na resolução de conflitos? A psicologia moderna adotou da física um termo chamado resiliência que significa ser capaz de passar por uma pressão sem ter seu estado natural alterado, ou seja, na área humana significa uma pessoa ser capaz de enfrentar crises e dificuldades sem ser abalado por elas, mantendo equilíbrio e/ou inteligência emocional.

 

Uma pessoa resiliente pode encarar as dificuldades como oportunidade e não como problema, "o problema não é o problema, o problema é a atitude em relação ao problema" (Kelly Young). E neste perfil a pessoa resiliente tem mais chances de suportar e vencer as dificuldades dentro das organizações, pois ela não foca no problema e sim na solução, desenvolve assertividade, competências novas e estado emocional equilibrado, saudável e inteligente.

 

As organizações vivem um momento onde o profissional precisa cumprir todas as metas, fazer suas tarefas, superar a crise, apresentar idéias para superá-la e cada vez mais abraçar novas metas e objetivos para atingir os resultados da empresa. Depois de tudo isso o profissional ainda precisa estar inteiro para dar resultados efetivos à organização e já se preparar para novas metas e novas buscas de resultados. Inseridas em um mundo repleto de inovações e crises as organizações clamam por resultados e é este clamor, ou esta pressão, que pesa sobre os colaboradores, daí surge a importância de desenvolver resiliência, pois um profissional resiliente tem maior capacidade de responder as necessidades da empresa com assertividade e por um maior espaço de tempo.

 

A resiliência é uma habilidade, ou seja, é possível aprender a ser resiliente através de novos pensamentos, leitura de livros, feedbacks, treinamentos e principalmente uma nova postura diante das dificuldades. Mas nem por isso a resiliência se desenvolve de um dia pro outro, e é papel do administrador desenvolver esta habilidade em meio aos seus colaboradores, auxiliando em treinamentos de desenvolvimento da mesma.

Se a resiliência é uma habilidade capaz de mudar a postura do profissional diante dos acontecimentos é possível então afirmar que o desenvolvimento desta habilidade em meio aos colaboradores pode gerar resultados melhores a organização?

Empiricamente sim, mas que tal começar a praticar na sua empresa? Ou você, profissional, que tal investir em sua saúde emocional e praticar a resiliência?

 

Que as novas atitudes diante dos problemas os levem a alcançar sempre mais sucesso. Boa sorte!

 

 

Daline Aguilera
Presidente
(45) 3576-7096
atendimento@crescerjunior.com.br

 

 
 

 

 

Empresa Junior é uma associação sem fins lucrativos criada por um ou mais cursos de qualquer universidade para prestar serviços na área de estudo com um preço acessível e foco no desenvolvimento do acadêmico e da universidade