Previous slide
Next slide

Concurso "A Arte sem cigarro é um show" é lançado na quinta-feira (31) em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

A Secretaria Municipal da Juventude e Antidrogas e a Secretaria Municipal da Saúde abrem na quinta-feira (31), a partir das 9 horas, na sede da Fundação Cultural, mais uma edição do concurso “A Arte sem cigarro é um show”. A décima edição do concurso reúne estudantes dos vários níveis e premia nas categorias teatro, poesia, desenho, o que acontece em agosto, no Iguassu Boulevard.

 

Participam além de estudantes das escolas municipais e estaduais, alunos dos cursos de alfabetização de adultos, dos programas de tratamentos contra o fumo, do SUS e das penitenciárias.

 

Segundo a coordenadora do programa de Tratamento do Fumante, Aparecida Steinmacher, “o trabalho já vem sendo feito no hospital Costa Cavalcanti e vêm ajudando pessoas a se livrar do vício de fumar, desde que assim desejem”, diz.

 

No total são quatro reuniões e acompanhamento de profissionais capacitados. As reuniões vêm contando com uma média de 15 pessoas por grupo e desistência mínima.

 

O trabalho coordenado pelo SUS/Foz conta com parceiros das secretarias Antidrogas, Educação, Núcleo Regional de Educação, 9a Regional de Saúde, Shopping Cataratas JL, Comunidade Terapêutica Renascer, Cine Boulevard e Receita Federal.

 

Tabagismo – Além de encontros semanais, o programa de combate ao fumo, em alguns casos, indica medicação para reduzir os sintomas da síndrome da abstinência da nicotina e encontros periódicos para inibir recaídas. A atuação do programa nas várias unidades de Saúde seguramente vem contribuindo para a redução do número de fumantes no município.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, dos cerca de 1,25 bilhões de fumantes no mundo, mais de 30 milhões são brasileiros. O fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e está ligado a origem de tumores malignos na boca, laringe, pâncreas, rins, bexiga, colo de útero e esôfago. Dos seis tipos de câncer com maior índice de mortalidade no Brasil, metade (pulmão colo e esôfago) tem o cigarro como um dos seus fatores de risco.

Previous slide
Next slide