Previous slide
Next slide

Confira a programação do evento de consagração das Cataratas do Iguaçu

Previous slide
Next slide

As delegações dos países onde ficam as sete maravilhas da natureza já estão chegando à fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai para o grande evento de consagração das Cataratas do Iguaçu como um das atrações eleitas no concurso promovido pela New Seven Wonders. Serão três dias de programação, que começa na sexta-feira, dia 25.

O presidente da fundação suíça, Bernard Weber, fará a entrega da chancela ao Comitê Local Vote Cataratas, durante um show popular no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu.

A programação inclui sobrevoo de dirigível e apresentações artísticas. Primeiro, sobe ao palco a banda Soul Funk; depois, A Banda Mais Bonita da Cidade. Em seguida, as atrações nacionais, o grupo Cidade Negra e o cantor Daniel. Só para o show em Foz, o público estimado é de 30 mil pessoas. A entrada é grátis. Em Puerto Iguazú, a festa continua com uma agenda similar e o Iguazú in Concerto. A delegação das maravilhas é composta por 25 representantes de todas as atrações eleitas.

Cobertura completa – Jornalistas nacionais e internacionais estarão na fronteira para a cobertura do evento. Os profissionais da imprensa e as delegações farão visitas aos atrativos turísticos, entre eles a Itaipu Binacional e as Cataratas do Iguaçu, na Argentina e no Brasil. O roteiro inclui passeio de barco pelas corredeiras do Rio Iguaçu, trilhas a pé pela mata do Parque Nacional do Iguaçu e outros.

Promoção – A promoção é da Globo Internacional, por meio da RPC TV, e também do Fundo Iguaçu e da Itaipu Binacional. Serão três dias de programação. Os principais veículos de comunicação da Argentina, como Clarin e La Nacion, já confirmaram a cobertura do evento. Do lado brasileiro, a expectativa é grande.

Três maravilhas – O Brasil é o único país do mundo com três maravilhas eleitas por concursos da New Seven Wonders. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ganhou o título em 2007, como uma das novas sete maravilhas. No último concurso, para a eleição das sete novas maravilhas da natureza, até então inédito, o Brasil emplacou duas atrações, as Cataratas e a Amazônia.

Marco histórico – Para o diretor da New Seven Wonders, Jean Paul de La Fuente, a consagração das Cataratas representa um marco para o Brasil e todo o Destino Iguaçu. Além da beleza cênica de suas atrações naturais, o País tem uma população unida. "Assim como no futebol, mostrou ser uma grande torcida. E não somente torceu, como também votou e multiplicou votos”, afirma. Ele chegou nesta terça-feira a Foz do Iguaçu para a organização do evento.

Durante um almoço com os integrantes do Comitê Vote Cataratas, Jean Paul de la Fuente ajudou a definir os últimos detalhes da programação. Assim como aconteceu nas Filipinas e em Porto Princesa, duas maravilhas já consagradas com o título, “a expectativa é que o evento traga ainda mais promoção para o Destino Iguaçu. Será, sem dúvida, uma grande festa, com grande repercussão na mídia”, acredita.

Agenda – A programação começa na sexta-feira, dia 25. A delegação das sete maravilhas, composta por 25 pessoas, jornalistas e convidados visitam pela manhã, por volta das 9h, o Parque Nacional do Iguaçu. Ao meio-dia, o grupo almoça no Porto Canoas. À tarde, segue para a Itaipu Binacional. Às 15 horas está previsto o sobrevoo do dirigível da New Seven Wonders pelos céus da fronteira, com duração prevista de meia hora, com saída/chegadaao Gramadão.

Shows começam por volta das 18h – Às 18h, começam os shows. Sobem ao palco o cantor Daniel, o grupo Cidade Negra, a banda Soul Funk e A Banda Mais Bonita da Cidade. Durante o intervalo das apresentações, por volta das 20h, acontece a cerimônia de consagração. O presidente da New Seven Wonders e o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donal Ghisi, farão um pronunciamento e vão descerrar uma placa de bronze alusiva à eleição.

Cerimônia – O presidente do Comitê Local Vote Cataratas em Foz do Iguaçu, o jornalista Gilmar Piolla, que também está à frente do Fundo Iguaçu e é superintendente de Comunicação Social de Itaipu, e o jornalista Marcelo Almada, presidente do comitê na vizinha Puerto Iguazú, participam da solenidade ao lado do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, do secretário de Turismo de Foz, Felipe González, do presidente do Iguaçu Convention & Visitor Bureau, Mauro Sebastiany, além de de outros representantes do turismo local. Após o descerramento da placa, o show prossegue madrugada adentro.econhecimento e agradecimento – “Será um ato de agradecimento e reconhecimento à população de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú e também a toda a imprensa regional, nacional e internacional, que acreditou e ajudou a eleger as Cataratas do Iguaçu”, agradece Piolla. E acrescenta: “Esse título melhorou a autoestima da população local. Foz saiu das páginas negativas dos jornais e ganhou espaço positivo na mídia; a tendência é que isso continue acontecendo”, diz. 

Previous slide
Next slide