O Ministério da Saúde confirmou nesta segunda-feira (13), a terceira morte no Brasil por conta da gripe suína. Trata-se de uma criança de 9 anos, com doenças crônicas preexistentes (fatores de risco para o agravamento da doença), que residia no Rio Grande do Sul.
A vítima apresentou sintomas em 29 de junho e foi internada em 2 de julho. A criança resistiu apenas três dias, falecendo em 5 de julho.Este é o terceiro óbito registrado no país em conseqüência da nova gripe.
A criança teve contato com um irmão adolescente, que apresentou sintomas leves de gripe em 27 de junho. O rapaz é contato de uma professora que também apresentou sintomas da gripe e realizou viagem à Argentina recentemente.
Na nota apresentada à imprensa nesta segunda-feira, às 18h49, o Ministério da Saúde "lamenta a ocorrência do terceiro óbito e reitera que todas as medidas vêm sendo tomadas, em parceria com estados e municípios, para diminuir a disseminação da doença e oferecer tratamento ágil em sua rede pública a todos que necessitem". No documento é destacado ainda que a maioria das pessoas infectadas pela nova gripe manifesta sintomas leves, parecidos com os da gripe comum, e se recupera rapidamente.
O Ministério da Saúde divulgará um boletim atualizado dos dados da nova gripe no país na quarta-feira (15/7).