Previous slide
Next slide

Conselho Municipal de Saúde realiza audiência pública em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

 

Audiência pública será realizada na segunda-feira (9), a partir das 19h30 na Câmara de Vereadores. Reunirá membros do Comus – Conselho Municipal de Saúde, secretaria de saúde, Ministérios Públicos Federal e Estadual, sindicatos, associações e demais público interessado no assunto.

 

De acordo como presidente do Comus, Ricardo Foster, objetivo é colher os principais problemas e debater as soluções. Ele espera que ao final da audiência tenham pelo menos 10 prepostas realizáveis para serem apresentadas.

 

Após a audiência, o Comus fará uma reunião, na quinta-feira (12), para produzir um documento com as propostas debatidas e entregá-lo às autoridades pertinentes.

 

Atualmente Foz do Iguaçu conta com apenas três peritos do INSS, segundo Foster, o ideal seria ter cinco ou seis profissionais da área. Esse é um dos principais problemas porque os pacientes chegam a esperar até três meses para realizar uma perícia.

 

Em casos de doença ou acidente de trabalho, por exemplo, a empresa tem obrigação de ressarcir o funcionário apenas nos primeiros 15 dias de atestado. Depois é necessário que a o perito avalie se ele continuará ou não recebendo pelo INSS até se recuperar, mas com a demora da perícia, o paciente acaba ficando sem recursos financeiros.

 

Segundo Foster, esse é apenas um dos problemas que serão debatidos, “estamos em defesa do trabalhador e precisamos debater esses temas que são muito complexos”, afirma.

Previous slide
Next slide