Previous slide
Next slide

Copel colocou em operação reforço elétrico para Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide
O reforço é estratégico e garante qualidade e confiabilidade ao suprimento de energia a mais de 65 mil consumidores da cidade e outros municípios da região da fronteira.
 
O novo setor permite aliviar o carregamento dos três transformadores 230-138 mil Volts da subestação Cascavel, melhorando os níveis de tensão de toda a região. A obra também reduz as perdas elétricas no sistema e permite recompor a configuração normal de operação do sistema regional, que até então atuava com restrições em dias de temperaturas elevadas. Nesta situação, corria-se o risco de corte de carga na região no horário de maior demanda de energia, no caso de ocorrência de emergências no sistema elétrico.
 
Foto: AEN
O reforço é estratégico e garante a qualidade e confiabilidade ao suprimento de energia a mais de 65 mil consumidores da cidade e outros municípios da região da fronteira

A construção do novo setor amplia a disponibilidade de energia na região, pois a capacidade de transformação passa dos 450 MVA (megavolt-ampere) instalados na subestação de Cascavel para 600 MVA, ao se considerar as duas subestações simultaneamente. Futuramente, a subestação de Foz do Iguaçu Norte deverá receber mais um transformador de 150 MVA, aumentando ainda mais a confiabilidade e disponibilidade de energia para toda a região. Além da implantação do setor 138 mil volts na subestação Foz do Iguaçu Norte, foram realizadas também ampliações físicas nas subestações Medianeira, Foz do Iguaçu e Vila Yolanda, em Foz do Iguaçu.

Previous slide
Next slide