Previous slide
Next slide

Copel dá dicas para instalar a iluminação de Natal com segurança

Previous slide
Next slide

Depois de quase dois anos de pandemia, o Natal de 2021 promete ser de muita iluminação e enfeites. Mesmo com a ansiedade para que toda a decoração fique pronta o quanto antes, é preciso atenção redobrada ao fazer a instalação dos pisca-piscas ou outros enfeites que demandam uso de energia elétrica.

Para que choques e curtos-circuitos não atrapalhem as festividades, a Copel faz algumas recomendações de segurança que podem ajudar na hora de comprar e instalar a iluminação natalina. A primeira dica, uma das mais importantes, deve ser seguida ainda na escolha das decorações: todas devem ter certificado do Inmetro. Fazer a verificação de qualidade e procedência dos cordões de luz e outros equipamentos que utilizam energia elétrica é importante para evitar acidentes.

Ainda na hora da compra é preciso observar se a decoração foi feita para uso interno ou externo. Com a ação da luz do sol e da chuva, os fios se deterioram e podem causar choques elétricos. Os enfeites feitos especificamente para uso externo são mais resistentes à ação da natureza. Também é necessário verificar se os cordões de luz são compatíveis com a capacidade de carga das instalações elétricas do imóvel.

Outra coisa muito comum, que não é recomendada, é o uso de benjamin (T) ou extensões para ligar vários cabos de luz ao mesmo tempo. “O que recomendamos é o uso das réguas, porque elas suportam uma carga de acordo com o projetado e possuem a proteção adequada. Em contrapartida, o T não tem essa proteção”, aconselha o gerente de Segurança da Copel, Raul da Silva Claudino.

INSTALAÇÃO
Após seguir todas as recomendações para compra, é preciso dedicar um tempo à instalação dos enfeites, sempre mantendo uma distância segura da rede elétrica, para evitar choques por contato com a rede energizada e a ocorrência de quedas de escadas.

Para aqueles que escolherem reutilizar cordões de luz de anos anteriores, é imprescindível se certificar de que o enfeite está em boas condições de uso. Partes danificadas, isolação desgastada pelo tempo de uso, emendas mal feitas e lâmpadas queimadas podem acabar em acidente. “Provavelmente você pode fazer o descarte desse enfeite e comprar outro. Ou, até mesmo, um eletricista pode ajudar a consertar e refazer alguma emenda”, recomenda Claudino.

Previous slide
Next slide