Previous slide
Next slide

Deise Warken publica “Quantas vidas cabem em mim”; lançamento acontece no Consciência Café

Previous slide
Next slide

“Como falar, em tão pouco espaço, sobre a produção de uma escritora que em sua primeira inserção nas letras nos traz algo tão sensível? Como pistas, deixo a informação de que esta obra, escrita em primeira e em terceira pessoa, apresenta como narradora onisciente a personagem Rosa, que acompanha a trajetória de sua avó, Helena, e de sua família, por vários anos. Criada em um lar progressista, Helena integra um núcleo familiar em que a presença feminina é preponderante, e onde a sororidade atua como força motriz.

Advogada, atriz, yogini e escritora, a cidadã do mundo Deise Warken, com base em suas inúmeras viagens em busca de (auto)conhecimento, constrói sua Helena de forma meticulosa, mostrando em detalhes o seu desenvolvimento desde a infância para se entender como mulher, como cidadã política e como pessoa. E é justamente a partir deste ponto que a escritora Deise nos apresenta o que há de mais valioso em seu livro: a sensibilidade, a sutileza e a rica forma de narrar.

Em companhia das personagens, mergulhamos nas filosofias dos povos originários latino-americanos e indianos e em rituais ancestrais, que mostram a relação com a terra e com os elementos da natureza em civilizações como a andina, a amazônica e a hindu. Tudo isso ao mesmo tempo em que nos deixamos envolver com questões como sexualidade, fidelidade, feminilidade, sororidade e o direito da mulher sobre o próprio corpo.

Ao ler este livro, deixamos que muitas vidas caibam em nós. E está aí o que faz desta obra ímpar: com ela podemos refletir sobre a família brasileira do entresséculo, sobre a mulher contemporânea, sobre ancestralidade feminina, sobre autoconhecimento, sobre nós, sobre a vida”.

Nelson Figueira Sobrinho Jornalista, editor de Publicações

Trecho do livro
A vida de Helena não foi, e não é até hoje, nada previsível nem ordinária. O que viveu até seus quarenta e cinco anos foi no sentido oposto do que sonhou na adolescência, na faculdade. Então, algo mudou dentro dela. Foram anos de peregrinações e mais peregrinações em busca de respostas. Montanhas, rituais, cerimônias ancestrais, divãs e devaneios, rabiscos, textões, um romance em viasde ser publicado. Emoções e memórias reviradas em busca de liberar o que passou, abrir caminho para uma nova vida que ela sequer sabia que forma teria. O campo de futebol, o fusca, João com Ruth ali do outro lado da rua, um desrespeito, uma afronta, um absurdo que despertou a fúria da Helena menina de oito anos, ações que João insistiu em repetir ao longo da vida. Helena se perguntava o porquê das pessoas se deixarem dominar por convenções morais que são incapazes de se sustentar.

As marcas do passado do pai ela projetou em tantos relacionamentos. Eva, a faca, o silêncio dela em permanecer casada… Eva precisava ficar? Teve seus motivos para ficar. Helena não precisou ficar. Tratou de criar uma vida independente e autêntica.

Sobre a autora
Deise Warken nasceu em Foz do Iguaçu, e atualmente mora em Curitiba. Vive com intensidade, amor e verdade. Busca fluir com leveza e arte no caos da existência. Vivenciar culturas diferentes é parte fundamental do seu processo de autoconhecimento. É buscadora da visão pelo Fogo Sagrado de Itzachilatlán, guardiã da Pipa Sagrada. Hoje sua caminhada pessoal e espiritual envolve os saberes ancestrais do ocidente e oriente, refletidos em sua expressão artística como mulher ecofeminista. Manifesta-se seu servir no mundo como advogada, atriz, instrutora de yoga e escritora. Tem textos publicados em blogs desde o início dos anos 2000. Escreve as cenas que leva ao palco do teatro desde 2015. Sua primeira publicação aconteceu em 2021, com a crônica Legado, que faz parte da antologia Café da manhã no fim dos tempos, organizada pelo escritor Tiago Novaes, publicada pela editora Dedalus. Na dramaturgia, sua peça Labirinto fez parte da Coletânea Núcleo de Dramaturgia 2021, volume II, publicada 2023 pelo SESI/PR e pela La Lettre Criação. Quantas Vidas Cabem em Mim? é seu primeiro romance.

Lançamentos
A primeira sessão de autógrafos acontece no dia 15 de junho de 2023, das 18h30 às 21h00, no Consciência Café, na Avenida Felipe Wandscheer, 3877 – S-3, Jardim Panorama, Foz do Iguaçu-PR. Logo em seguida, a segunda sessão de autógrafos será em Curitiba-PR, no Wonka Bar, na Rua Trajano

Reis, 326, no bairro de São Francisco, no dia 27 de junho 2023, a partir das 20h.

Ficha técnica
Quantas vidas cabem em mim? Autora: Deise Warken
Número de páginas: 224 Editora: Reformatório Formato: 14 x 21
ISBN – 978-85-66887-81-4
Ano de lançamento: 2023 Preço sugerido: R$ 54,00

Previous slide
Next slide