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Deu tudo certo: Setor aquecido e inovações geram novas vagas de emprego na fronteira

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Apesar de ser um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, o Turismo gerou mais de 21,5 mil empregos em 2020, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). O número representou cerca de 15% dos 142,6 mil postos de trabalho que foram gerados durante todo o ano passado nos diversos segmentos da economia brasileira.

Em 2021, o saldo geral do CAGED em todo o Brasil manteve sua sequência de crescimento gerando quase dois milhões de empregos nos primeiros seis meses e em julho o CAGED contabilizou a criação de mais 316.580 novos postos de trabalho.

Em Foz do Iguaçu, uma cidade cuja a economia é alicerçada pelo turismo, o ano de 2020 foi marcado pela luta do setor para promover a retomada gradativa das atividades e atrair o público nacional e nesse quesito, uma agência e operadora turística se destacou fazendo uso da criatividade e das redes sociais para atingir o grande público. 

A Loumar foi a primeira agência de turismo do mundo a realizar live commerce

 

INOVAÇÃO NO MERCADO
Com 30 anos de tradição e mais de 300 postos de trabalho (diretos e indiretos) a Loumar Turismo viu sua única fonte rendimentos “secar” do dia para a noite quando o Governo Estadual e Municipal implantaram medidas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus ordenando o fechamento dos atrativos, meios de hospedagem e meios gastronômicos. Dias antes, Argentina e Paraguai já haviam anunciado o fechamento de suas fronteiras com o Brasil, fazendo com que turistas de todas as partes do país começassem a cancelar suas viagens.

O turismo estava paralisado em todo o Brasil, mas enquanto empresas do setor (maiores em nome, estrutura e fluxo de negócios) deixaram de se comunicar com seus clientes e consumidores, a Loumar Turismo decidiu investir todos os seus recursos (naquele momento) para criar um canal de comunicação inovador.

De forma criativa, a empresa promoveu semanalmente transmissões ao vivo, utilizando suas redes sociais nas plataformas Youtube, Facebook e Instagram para pedir que seus clientes considerassem a opção de não cancelar, mas adiar a viagem para quando se sentissem seguros. Na sequência, decidiram manter seus clientes (que eles chamam carinhosamente de convidados) informados sobre todas as ações que a cidade estava adotando para mitigar o impacto da pandemia e eliminar o risco de contaminação dos moradores numa espécie de programa de TV que misturava informação jornalística com entretenimento, entrevista com autoridades locais e sorteios.

Após mostrar para seus “convidados” todas as ações que a cidade vinha implantando para entregar um destino turístico seguro para todos, a empresa decidiu se juntar com seus fornecedores e parceiros para promover a primeira live commerce de turismo do planeta. Um sistema de vendas que já funcionava na China, mas que era usado apenas para vender bens de consumo para clientes que estavam em suas casas cumprindo a quarentena, e que nunca havia sido testado para vender algo que não poderia ser enviado por uma transportadora. 

Marcelo Valente vem modernizando o turismo de Foz do Iguaçu há pelo menos 20 anos | Foto: Rafael Guimarães – Fotógrafo em Foz


Com a premissa de ajudar Foz do Iguaçu a manter sua estrutura e empregos enquanto estivesse cumprindo a quarentena, a primeira live, que oferecia para o viajante a opção de adquirir produtos e serviços em Foz do Iguaçu com até 70% de desconto e 2 anos de prazo para usar, foi um verdadeiro sucesso e teve uma audiência de mais de 12 mil usuários únicos nas plataformas Facebook e Youtube.

NOVAS VAGAS
Da primeira live commerce no início da pandemia até a última, que aconteceu entre os dias 11 e 15 de agosto deste ano, a empresa conseguiu impactar viajantes de todos os estados do Brasil alcançando resultados comerciais bem próximos aos que tinha antes da pandemia. Estes resultados foram suficientes para ajudar a empresa e seus parceiros comerciais não só a manter estruturas, mas também a reativar vagas de trabalho que haviam sido extintas durante a pandemia, e agora, a empresa começa também a abrir novas vagas.

Veja abaixo o vídeo onde o próprio CEO da empresa, Marcelo Valente, faz o anúncio da abertura de novos postos de trabalho:

Se você é morador de Foz do Iguaçu, se encaixa no perfil descrito pelo CEO da empresa e quer fazer parte do grupo de “Loumarianos” envie seu currículo para: queroserloumariano@loumarturismo.com.br

De janeiro a junho de 2021, o setor de serviços, que aqui em Foz do Iguaçu tem como sua principal atividade o turismo, vem encabeçando a lista de setores que mais criaram vagas de emprego. São 30.737 vagas acumuladas (segundo dados do CAGED), número que supera até mesmo os setores de indústria e comércio no município.

Ainda de acordo com o CAGED, o Paraná é o estado que mais abriu postos de trabalho na região sul neste primeiro semestre.

O Estado acumula saldos positivos na geração de empregos ao longo de todo o ano de 2021. Os 118.316 postos formais abertos no semestre são a somatória dos meses de janeiro (25.105), fevereiro (41.453), março (10.600), abril (9.773), maio (15.527) e junho (15.858). Foram 752.694 admissões e 634.378 desligamentos. No mesmo período do ano passado, quando o impacto da pandemia de Covid-19 foi mais forte no setor produtivo, o Paraná fechou o semestre com saldo negativo de 49.708.

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