Previous slide
Next slide

Dia Mundial da Saúde Mental é lembrado em Foz com Parada do Orgulho Louco

Previous slide
Next slide

O Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro, foi lembrado em Foz do Iguaçu com a 1ª Parada do Orgulho Louco. Organizada pelo Programa de Saúde Mental do Caps 2 (Centro de Atenção Psicossocial) da cidade, o manifesto tem como objetivo diminuir o preconceito existente com pessoas que sofrem de problemas mentais.

Para Daniela da Rosa, coordenadora do Caps 2, é preciso “acabar com o estigma de que o louco precisa ficar enclausurado. Ele pode sim, levar uma vida normal em sociedade”, defende. Segundo ela, é necessário separar o termo pejorativo, das pessoas que realmente necessitam de tratamento psiquiátrico.

Saindo do começo da Av. Brasil, próximo ao 34° Batalhão de Infantaria Motorizado, a passeata foi até a Praça da Paz, em frente à Prefeitura Municipal, reunindo dezenas de pessoas, entre elas profissionais de saúde, pacientes e adeptos do movimento.

A Parada do Orgulho Louco teve origem na Inglaterra e logo se espalhou pelo mundo. No Brasil, começou em 2007, e pela primeira vez chegou a Foz do Iguaçu. A tendência é que, a partir de agora, seja realizado todos os anos.

Previous slide
Next slide