Previous slide
Next slide

Dilma viajará ao Paraguai para debater acordo de Itaipu

Previous slide
Next slide

 

A  presidenta, Dilma Rousseff, visitará o Paraguai no mês de março, anunciou hoje a secretaria da presidência, em meio a uma série de anúncios de viagem da mandatária. 

 

 

A informação foi confirmada pelo porta-voz presidencial do Paraguai, Roque González, após se reunir com Fernando Lugo. 

Foto: AgB
Um dos compromissos internacionais do novo governo de Dilma é dar continuidade as promessas realizadas pelo governo anterior

 

 Os dois países têm questões pendentes para resolver, entre eles o cumprimento de compromissos firmados entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com Lugo sobre a represa hidrelétrica binacional de Itaipu. 

   

Um dos pontos deste compromisso é relativo ao aumento da compensação financeira da energia que não é consumida pelo Paraguai. Os quilowatts excedentes são cedidos ao Brasil, que atualmente pagam a eletricidade quase a um preço de custo. 

   

O acordo firmado pelos chefes de estado previa que o Brasil passasse a pagar US$ 360 milhões, no lugar dos US$ 120 milhões que paga atualmente. 

   

Segundo González, Dilma afirmou ao seu homólogo paraguaio que "o Brasil está disposto e desejoso de cumprir todos os compromisso assumidos com o Paraguai". 

   

No último encontro de Lula com Lugo, que aconteceu na 40ª Cúpula do Merocsul em dezembro de 2010, ele prometeu que o acordo seria aprovado no Congresso brasileiro na legislatura iniciada neste ano, uma vez que o governo passou a ter maior base parlamentar.

 

Previous slide
Next slide