Previous slide
Next slide

Economia da Experiência sugere viagens inesquecíveis na ABAV 2009

Previous slide
Next slide

Fazer uma viagem inesquecível e original é o sonho de todo turista. Esse sonho, agora, está ao alcance de quem visitar os cinco destinos brasileiros do projeto Economia da Experiência. Petrópolis (RJ), Belém (PA), Costa do Descobrimento (BA), Região da Uva e Vinho – Serra Gaúcha (RS) e Bonito (MS) já oferecem experiências memoráveis que serão apresentadas no estande do projeto na ABAV 2009. O evento também marcará o lançamento oficial do Tour da Experiência, a marca criada especialmente para designar os produtos e serviços do projeto. O Economia da Experiência é uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Sebrae Nacional, com gestão do Instituto Marca Brasil, os Sebraes estaduais e SHRBS Região Uva e Vinho.

Conhecer cidades cheias de atrativos turísticos e vivenciar uma experiência mais original é o que propõe o projeto. Para o presidente do IMB, José Zuquim, o objetivo do projeto atende ao que os turistas procuram atualmente. “Pesquisas realizadas recentemente revelaram que o turista hoje quer interagir com o destino que visita; ele quer experimentar e desbravar a região. O turismo contemplativo está em queda”, explica.

Por conta disso, as cidades que participam do projeto prepararam experiências turísticas memoráveis que já estão sendo comercializadas. Quem for a Petrópolis, por exemplo, poderá visitar a Fazenda da Samambaia e apreciar a saborosa cozinha mineira que os tropeiros do caminho do ouro apreciavam durante a parada obrigatória para troca de cavalos no local. Já em Belém, o aroma das mangas, do cupuaçu e das ervas do mercado Ver-o-Peso é um convite ao paladar. E visitar Bonito não significa só entrar em contato com a natureza exuberante do local. Lá, pode-se conhecer as meninas do grupo de artesanato Bonito Feito a Mão e com elas ouvir histórias de vida e aprender a bordar.

Na Costa do Descobrimento, é emocionante vivenciar a cultura local por meio dos jogos de capoeira, descobrindo a boa gastronomia baseada nos temperos trazidos pelos portugueses, africanos e nativos e experimentar os costumes dos Índios Pataxós na Reserva da Jaqueira. E na Região Uva e Vinho experimentar a tradição temperada com sabores únicos, vivências com a colheita da uva, degustação às cegas, cardápios harmonizados, sempre acompanhando a alegria e a hospitalidade típicas da Serra Gaúcha, são um brinde à natureza e à tradição.

“Essas iniciativas mostram como os empreendedores e a própria comunidade se apropriaram do conceito do Economia da Experiência que está essencialmente ligado à valorização da cultura, dos produtos locais, do artesanato, da história de cada destino, enfim de tudo que é único e que remete ao que é original e próprio do local”, explica Daniela Bitencourt, diretora do IMB.

Na web – O Economia da Experiência conta com um blog atualizado regularmente e que já tem 50 seguidores. Muitas notícias sobre o projeto e as inovações que estão surgindo nos empreendimentos são publicadas, além de fotos e notícias que dizem respeito ao conceito do EE. Para visitar o blog, basta clicar aqui. Para conhecer os roteiros dos passeios, acesse o site do Ministério do Turismo.

Previous slide
Next slide