Previous slide
Next slide

El Soberbio: Um paraíso natural na Argentina próximo a Foz do Iguaçu

Localizada na Província de Misiones, Argentina, a menos de 300 km da fronteira com Foz do Iguaçu, El Soberbio é uma cidade encantadora, e uma excelente opção de turismo para os amantes da natureza e da aventura.
Previous slide
Next slide

No último fim de semana, decidimos cruzar a fronteira entre Brasil e Argentina para visitar um verdadeiro paraíso natural, distante poucas horas de Foz do Iguaçu e totalmente acessível, tanto para moradores quanto para turistas que visitam a região trinacional.

Situada em meio à selva misioneira e banhada pelas águas do rio Uruguai, El Soberbio é uma cidade que oferece paisagens deslumbrantes e uma atmosfera acolhedora para quem a visita. A cerca de 300 km de Foz do Iguaçu, no Brasil, é possível chegar de carro em aproximadamente 4h de viagem ou de ônibus – com a empresa Crucero Del Norte – em cerca de 6h, além da opção de ir com agências de Foz do Iguaçu que organizam viagens de grupo pontuais. As estradas dentro da Província de Misiones geralmente são tranquilas para viajar de carro, apenas é necessário que o carro esteja em nome de um dos ocupantes do veículo – ou que o proprietário tenha emitido uma autorização de uso internacional em favor de um dos ocupantes do veículo – e ter o seguro carta-verde.

ENTENDA COMO FUNCIONA E PARA QUE SERVE O SEGURO CARTA VERDE

El Soberbio faz fronteira com cidades gaúchas como Tiradentes do Sul, Esperança do Sul, Crissiumal e Derrubadas, atravessando o rio Uruguai, e com Itapiranga, em Santa Catarina, através do rio Peperi Guaçu, com acesso pelo município de Tiradentes do Sul. A cidade também abriga os Saltos del Moconá (conhecidos como Salto do Yucumã no lado brasileiro), a maior queda d’água longitudinal do mundo.

Roque Soboczinski, prefeito de El Soberbio. Foto: Kaká Souza / Clickfoz.

Uma particularidade dessa cidade é a grande presença de imigrantes brasileiros. Embora muitos sejam argentinos de nascimento, devido às raízes brasileiras de seus pais ou avós, muitos moradores de El Soberbio falam tanto o português quanto o espanhol como sua língua principal, incluindo o prefeito Roque Soboczinski, filho de brasileiros e nascido na cidade, que se expressa fluentemente em português.

Capital dos Óleos Essenciais e da Citronela

Muitos moradores de El Soberbio trabalham no cultivo de tabaco e/ou plantas para produção de óleos essenciais, como citronela, hortelã e cidrão. Na Secretaria de Turismo de El Soberbio, conhecemos Ademar Galiano, proprietário da Agro Galiano, onde, entre outras coisas, é destilado o óleo de citronela. 

Não Confunda Eucalipto Citriodora com Citronela

Ademar Galiano, proprietário da Agro Galiano. Foto: Kaká Souza / Clickfoz.

Durante a conversa com Ademar Galiano, ele nos explicou que muitos repelentes vendidos no Brasil como “citronela” na verdade contêm óleo de eucalipto citriodora. Embora essas plantas tenham propriedades semelhantes, a citronela, do gênero Cymbopogon, é conhecida por suas propriedades repelentes de insetos, enquanto a citriodora, do gênero Eucalyptus, embora também promova ação repelente, tem um aroma cítrico e é mais usada na aromaterapia e na indústria de cosméticos.

A Agro Galiano oferece uma variedade de atividades para os visitantes, incluindo passeios ao ar livre e demonstrações do processo de destilação do óleo. Na mesma praça onde está localizada a Secretaria de Turismo de El Soberbio, existe uma instalação que promove a venda dos produtos que são produzidos na cidade. É possível adquirir óleos essenciais – com preços inacreditáveis, se comparados com os valores encontrados no Brasil – e também condimentos e produtos para limpeza.

CONHEÇA TODAS AS OPÇÕES DE ATIVIDADES DISPONÍVEIS EM EL SOBERBIO

Meios de hospedagem: Do rústico ao sofisticado, mas sempre em meio à natureza

El Soberbio conta com uma boa estrutura hoteleira, mas é preciso ficar atento aos feriados brasileiros e argentinos, quando a cidade fica mais movimentada e, por conta disto, com menos ofertas de habitações. 

Embora a cidade ofereça opções mais tradicionais como hotéis, pousadas e campings, no quesito “meios de hospedagem”, o destaque certamente fica com os “Glampings” e “Eco-Lodges”. 

Traduzido do inglês, Glamping é uma junção das palavras “glamour” e “camping” e descreve um estilo de camping com comodidades que, em alguns casos, chegam a se igualar aos  serviços de um resort, algo que geralmente não está associado ao camping “tradicional”. 

A ideia deste tipo de hospedagem é oferecer ao viajante contato com a natureza em um ambiente rústico, de preferência, mas sem abrir mão do conforto e da infraestrutura dos hotéis.

Glamping em El Soberbio. Foto: Silvana Canal.

No glamping, você não precisa carregar e montar barracas, comer comida congelada, dormir no chão ou carregar uma mochila imensa e pesada nas costas com tudo o que vai usar, por exemplo. Outra diferença bem importante é que, no Glamping, um banho relaxante com uma boa ducha está garantido. Alguns glampings de El Soberbio oferecem até ofurôs e banheiras com hidromassagem. As tendas são sofisticadas e, em alguns, até climatizadas. Tudo isso para garantir a hospitalidade e os mimos de um hotel de luxo, mas no meio da natureza.

CONHEÇA TODAS AS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM EM EL SOBERBIO

Já os Eco-Lodges, disponíveis aos montes em El Soberbio, se destacam pelo seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e social. Quase que em sua totalidade localizados em áreas naturais, como as propriedades que fazem divisa com a Reserva Yaboti, esses lodges são projetados para minimizar seu impacto no meio ambiente e promover práticas ecologicamente responsáveis.

Enquanto hotéis e pousadas tem como característica o concreto, essas acomodações muitas vezes são construídas com materiais locais e sustentáveis, como madeira certificada ou de árvores caídas, bambu ou materiais reciclados. Além disso, adotam sistemas de energia renovável, como energia solar ou eólica, e implementam práticas de conservação da água e gestão de resíduos.

Pedra, água e um banho de natureza

Optamos pela hospedagem em um eco-lodge, já que a ideia era mesmo ter mais contato com a natureza local, e entre diversas opções, escolhemos o Piedra y Agua Eco-Lodge, localizado a cerca de 5 km do centro de El Soberbio, já na divisa com a Reserva de Biosfera Yabotí. 

Piedra y Agua Eco-Lodge. Foto: Kaká Souza / Clickfoz.

A visão que o local proporciona já nos deixou boquiabertos na chegada. A casa principal, que abriga a recepção e também o salão onde são servidos as refeições – sim, este meio de hospedagem oferece o serviço de meia pensão, com café da manhã e jantar – está no alto de um vale de onde se enxerga dezenas de hectares de mata nativa, parte desses, pertencentes ao próprio estabelecimento (eles possuem 75 hectares e pretendem chegar a 100 nos próximos anos) e outra grande parte, já dentro da Reserva de Biosfera Yabotí.

Nesta área mais alta também encontramos a piscina do lodge. As cabanas, todas construídas com madeira certificada e aproveitamento de árvores caídas, ostentam absurdos 96 m², divididas entre sala, banheiro, quarto e varanda panorâmica.

As cabanas abrigam até 4 pessoas cada, e são equipadas com ar condicionado, lareira, chaleira elétrica e a  melhor vista do vale e das montanhas não fica garantida apenas da varanda, já que as cabanas foram construídas baseadas no conceito de design “free view”, onde algumas paredes ou parte delas é substituída por vidro.

Na nossa cabana, inclusive, foi exatamente na parte onde está localizada a banheira que um grande vidro de 2m X 2m foi instalado, proporcionando uma integração com a natureza que jamais havíamos experimentado. 

O Piedra y Agua também oferece aos hóspedes um pequeno Spa, também construído com design “free View”, equipado com hidromassagem, maca de massagem (o serviço com a massoterapeuta pode ser agendado, e não está incluso na diária) e sauna seca. 

Dentro dos 75 hectares onde está instalada a Piedra y Agua Eco-Lodge, existem trilhas que levam a cachoeiras e também ao “Arroio Paraíso”, um rio que marca a divisa entre a propriedade e a reserva Yabotí. Neste rio, a Piedra y Agua oferece atividades de navegação com barcos infláveis e caiaques. A propriedade também oferece atividades com cavalos, que podem ser utilizados para equoterapia ou para lazer dentro do espaço do lodge. 

Dica: Não deixe de colocar na mala roupas leves (que secam rápido, já que você vai querer se banhar nas cachoeiras do local) e também um calçado mais apropriado para fazer trilhas. O nível de dificuldade das trilhas varia de baixo a moderado, porém, um calçado adequado poderá te deixar bem mais confortável nesse ambiente de selva. Ah… não se esqueça do repelente (tá, se você esquecer não tem problema, já que a cidade é a maior produtora de citronela da Argentina), e protetor solar.

Saltos Del Moconá

O Parque Provincial de Moconá está localizado dentro da Reserva da Biosfera Yabotí (tartaruga em Guarani), no Município de San Pedro, que é vizinho a El Soberbio, ocupando uma área de aproximadamente 253.773 hectares. Dentro do parque existem duas opções de trilhas, a trilha do xaxim e a trilha da gruta, uma de 1000m e a outra 1300m e claro, uma visita com passeio náutico aos famosos Saltos Del Moconá, uma falha geológica no rio Uruguai, bem na fronteira entre Brasil e Argentina que é considerada a “maior queda longitudinal do planeta”, que, a depender do nível do rio, pode chegar a algo próximo dos 2 km de extensão.

A altura das quedas varia de dia para dia e esse fator pode influenciar no caminho até as quedas e também na operação dos passeios náuticos que proporcionam a melhor visão das quedas. Quanto menos chuva, mais altos os saltos. Quando chove muito ou abrem uma represa localizada rio acima, o nível sobe e os saltos vão sumindo. Para acompanhar as condições do nível do rio e a situação dos passeios náuticos, você pode seguir a Cooperativa de Turismo Moconá, que disponibiliza essa informação diariamente em seu perfil no Instagram. Mesmo sem a operação dos passeios náuticos, ainda dá para conhecer o Parque Provincial, que oferece uma linda experiência de conexão com a natureza.

Quando visitar El Soberbio

Em El Soberbio, a chuva é uma constante ao longo do ano. Mesmo nos meses mais secos, ainda há precipitação. A época ideal para planejar sua viagem para El Soberbio é durante o verão, de novembro a março. Nesse período, o clima é mais agradável, perfeito para explorar a natureza que cerca a cidade e desfrutar das atividades oferecidas.

Neste mês de março, pegamos chuva na primeira tarde e muito calor, apesar do céu nublado durante quase todo o período em que estivemos na cidade. No último dia de estadia, quando havíamos nos programado para conhecer os Saltos Del Moconá, El Soberbio despertou com um belíssimo sol, que além de tornar o dia maravilhoso, nos presenteou com um belíssimo pôr do sol, fechando nossa experiência com chave de ouro.

Previous slide
Next slide