Previous slide
Next slide

Em dois meses, consumo de gás natural aumentou 15% no Paraná

Previous slide
Next slide

O volume médio de gás natural consumido em março, no Paraná, ultrapassou 986 mil metros cúbicos por dia, o maior desde junho de 2008. O número é 15% superior à média de janeiro. “Essa alta comprova o alto potencial do Paraná para o mercado de gás natural. Cada vez mais, este combustível torna-se insumo fundamental para a nossa matriz energética”, afirma o presidente da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), Luiz Carlos Meinert.

O aumento no consumo foi impulsionado principalmente pelas indústrias que, em função do crescimento na linha de produção, também utilizaram mais gás natural. Nos segmentos veicular, comercial e residencial, houve aumento no número de clientes, o que também aumentou o consumo. No total, os clientes da Compagas cresceram 5% no período. “O volume de gás utilizado foi maior em função justamente do aumento do consumo de indústrias que utilizam o combustível tanto para a linha de produção quanto para cogeração”, explica Meinert. “Essa é mais uma prova da recuperação da indústria paranaense após o período da crise internacional”.

Ano a ano – No levantamento do primeiro trimestre, a média de vendas da Compagas ficou em 911,3 mil m³/dia, frente a 707,4 mil m³/dia dos primeiros três meses de 2009 (sem térmica). Com isso, no comparativo trimestre a trimestre, o crescimento médio foi de 30% no volume de gás natural. Neste período do ano passado, as empresas iniciavam a retomada de suas produções após um período de crise.

Empresa – A Compagas possui 525 quilômetros de rede, distribuídos em Curitiba, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Palmeira, Ponta Grossa e São José dos Pinhais e atende Colombo e Paranaguá com o Gás Natural Comprimido (GNC). O fornecimento de gás natural se dá aos segmentos industrial, veicular, comercial, residencial, cogeração, matéria-prima, geração de energia e GNC.

Previous slide
Next slide