Search

Em Foz do Iguaçu, encontro discute educação para a diversidade

Afirmar a igualdade quando as diferenças promovam discriminação e defender as diferenças quando a igualdade possa descaracterizar ou excluir as pessoas. Esse é o principal conceito a ser debatido durante o fórum Rodas de Conversas – Ciclo de Debates para a Diversidade, dirigido a professores, operadores dos direitos da criança e do adolescente e estudantes universitários, que será realizado nos próximos dias 23 e 24 de setembro.

O evento pretende refletir sobre alternativas e compartilhar ferramentas pedagógicas e práticas sociais que estimulem a educação para a diversidade, por meio da arte e da cultura. Nesta primeira edição, a programação será formada de um debate sobre a diversidade na escola e três oficinas de formação em arte. A ideia é que as discussões e as técnicas partilhadas nos cursos sejam replicadas durante no ambiente escolar e nos serviços ofertados pela rede de atendimento a crianças, adolescentes e jovens da cidade.

As Rodas de Conversa são realizadas através da parceria entre a Casa do Teatro, a Itaipu Binacional e a Presidência da República, sendo uma das ações do projeto Plugado!, iniciativa mantida em escolas públicas de Foz do Iguaçu. O fórum conta, ainda, com o apoio institucional do Núcleo Regional de Educação (NRE), Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu (SMES), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Foz), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Rede Proteger e Associação Guatá.

O fórum terá a presença da socióloga Graça Gadelha, especialista na área da infância e juventude, que irá apresentar o debate “Escola: Construindo a Igualdade, Promovendo a Diversidade”, durante o primeiro dia do encontro, no auditório do Hotel Bella Itália. A convidada possui extensa atividade relacionada a projetos abordando a juventude, violências, identidades e diversidade, ao longo de duas décadas, além de ter sido diretora nacional de programas desenvolvidos pela Secretaria dos Direitos Humanos e consultora da organização Partners of the Americas no Brasil. Pesquisadora social, atualmente, Graça Gadelha é consultora do Instituto Aliança.

Já no segundo dia, as atividades acontecem no Refúgio Biológico da Itaipu Binacional
, onde serão realizadas as oficinas formativas. Os módulos serão distribuídos em três oficinas, sendo, “Jogos teatrais na sala de aula”, desenvolvida por Ednéia Dias, atriz e pedagoga e Rosângela Rocha, atriz e diretora artística; “Literatura e expressões em movimento”, realizada por Diana Araújo Pereira, professora de literatura da Unila e pela equipe da Associação Guatá; e, “Cinema e vídeo na escola”, mediada por Júlio Fornari, produtor audiovisual e arte-educador e Paulo Bogler, produtor cultural.

O assistente da Direção Geral da Itaipu Binacional, Joel de Lima, reforça a importância da articulação entre os mais diversos segmentos na busca de soluções e de melhorias em todas as direções. “É importante que os professores e demais profissionais da educação, especialistas e gestores debatam meios de se melhorar a escola pública e os serviços sociais oferecidos pela rede de atendimento, atualizando os seus métodos e aprimorando as ferramentas utilizadas. A Itaipu integra esse esforço que também é o de toda a sociedade”, reflete Joel.

As inscrições para o encontro, que irá oferecer certificados para todos os participantes, são gratuitas e seguem até o dia 15 de setembro, Os professores da rede estadual devem se inscrever junto ao NRE, pelo e-mail josianemz@seed.pr.gov.br. Os docentes do município devem entrar em contato com a SMED, através do telefone (45) 3521-1246. Os demais interessados podem se inscrever através do e-mail da Casa do Teatro (casadoteatrofoz@hotmail.com). As inscrições para as oficinas são limitadas.

SERVIÇO
Ciclo de Debates para a Diversidade

Data: 23 e 24 de setembro
Local: Hotel Bella Italia e Refúgio Biológico Itaipu
Presença: Socióloga Graça Gadelha
Inscrições: Até 15 de setembro | email: josianemz@seed.pr.gov.br