Previous slide
Next slide

Em Foz do Iguaçu, Mercosul e alta temporada

Previous slide
Next slide

 

 

Com o encerramento da Cúpula do Mercosul na sexta-feira (17), Foz do Iguaçu está menos movimentada nas questões políticas, porém com a abertura da alta temporada a cidade toda já começa a sentir o pulso turístico.

 

Durante toda a semana que passou, presidentes e chefes de delegações de vários países como a Arábia Saudita, Austrália e Turquia, por exemplo, estiveram discutindo em Foz do Iguaçu acordos e cooperações comerciais.

 

A Cúpula do Mercosul foi o último evento oficial na agenda do presidente Lula antes de passar a faixa presidencial para sua sucessora. O evento também marcou a estreia da primeira placa automotiva que será usada no bloco econômico até 2016.

 

O cartunista mais famoso do Brasil e agora do Mercosul, Maurício de Souza com sua Turma da Mônica roubaram a cena da reunião política e deram um ar mais divertido para Cúpula. Com o lançamento do gibi "Amizades sem Fronteiras" a presidência quer levar o ar de militância regionalista às crianças. O material será publicado em três línguas – português, espanhol e guarani.

 

A reunião dos presidentes mexeu com a rotina dos iguaçuenses. Mais de 3.000 policiais foram destacados para Foz do Iguaçu. Porém nenhum incidente foi registrado durante a Cúpula, já na comunidade o registro de pequenos furtos e incidentes aumentou. Durante os dias do evento dois grandes assaltos aconteceram na principal avenida comercial, a avenida Brasil.

  

Uma das grande críticas de todos os moradores de Foz foi a mesma: “Se os movimentos policiais quisessem realmente acabar com o contrabando de drogas em Foz, certamente eles fariam”. Nos dias de reuniões presidenciais na cidade, não era difícil de encontrar blindados, tanques de guerras e até morteiros nas principais avenidas. Foi montado uma verdadeira operação de guerra, o que foi comparado com a operação no Morro do Alemão por usuários do Twitter.

 

Passado o movimento de guerra e o clima político na cidade, inicia a agitação turística e de Festas.  O mais tradicional Reveillon da cidade, do Rafain Palace Hotel, esse ano traz o tema “Las Vegas”, e os conhecidos shows de fogos de artifício dos hotéis da avenida das cataratas já são esperados por muitos.

 

 Hoteleiros e empresários do setor de turismo de Foz do Iguaçu pedem para o próximo ano mais turistas e maiores investimentos em equipamentos e qualificação. E realmente é isso que já enxergamos em Foz. Uma cidade que tem um potencial enorme e finalmente está conseguindo administrá-la.

 

 

Garon Piceli sempre foi contador de histórias, desde criança. No começo as inventava, mas logo passou a se interessar e comentar sobre atualidade e política local. Depois de quase um ano na faculdade de medicina decidiu partir para o jornalismo, sua grande paixão. Hoje é membro da redação do Clickfoz e vai usar este espaço para comentar sobre os principais assuntos da semana.

 

Previous slide
Next slide