Previous slide
Next slide

Em Foz do Iguaçu, protesto permaneceu entre os assuntos mais comentados do Twitter

Previous slide
Next slide

 

 
Palavra-chave permaneceu por mais de 1h no trending topics

O brasileiro que acessou o Twitter – uma das maiores redes sociais do mundo – na manhã de sexta-feira (11) foi impactado pela hashtag #ViadutosFoz entre os assuntos mais comentados. Os moradores de Foz do Iguaçu usaram esta plataforma para fazer um verdadeiro protesto 2.0 a favor de um melhor trânsito na cidade. Principalmente nos cruzamentos da BR 277 com a avenida Paraná e Costa e Silva.

O tuitaço começou às 11h e vinte minutos depois já constava na terceira posição no ranking “Assuntos do Momento: Brasil” e, misteriosamente, desapareceu da lista, porém voltou logo em seguida ocupando o primeiro lugar.

Marcada há semanas, a ação foi idealizado pelo professor de psicologia Ivo Valente. “A ideia surgiu porque até agora não vi iniciativa mais séria sobre o assunto sendo tomada. Só não esperava que a repercussão fosse tão grande”, revelou Valente.

De acordo com a ferramenta de análise Hashtracking foram aproximadamente 1500 tuites gerados, com 890 impressões e uma audiência de mais de 300 mil seguidores – ou seja quem acompanhou o protesto virtual acontecendo.

Durante o tuitaço, o perfil da EcoCataratas – empresa que administra a BR-277 – se manifestou com a seguinte mensagem:

 

 

No comunicado oficial, postado no blog da concessionária, se defende: “…obras como viadutos, trincheiras, trevos e marginais em Foz do Iguaçu nunca fizeram parte do programa de obras da concessão”. Porém desde o fim de 211, “a Ecocataratas vem desenvolvendo um projeto para uma trincheira no cruzamento”.

Protestos virtuais – Em fevereiro, o cidadão Paulo Angeli sugeriu em seu perfil no Facebook um protesto contra a construção de um totem da Ecocataratas em um dos trevos de maior movimento de Foz do Iguaçu. Isso foi o estopim para uma verdadeira revolução.

A partir de uma foto, compartilhada por dezenas de pessoas, surgiu a ideia do protesto no local. O convite foi feito pelas redes sociais com um evento na própria página do Facebook, mas não é na ação física que aconteceu o maior resultado.

Outra imagem teve mais de 1000 compartilhamentos. Mostrando que as ações virtuais têm mais poder de mobilização que as físicas, e é aí que o poder público e gestores privados precisam ficar atentos.

Segundo o programa Topsy, que faz a varredura das mensagens no Twitter, o volume de mensagens postadas na rede social contendo da tag #ViadutosFoz foi maior que os comentários sobre Foz do Iguaçu na quinta-feira (10) durante a transmissão da série As Brasileiras da Rede Globo gravado em Foz do Iguaçu.


 

Se você perdeu o tuitaço durante a manhã ou não tem Twitter, preparamos uma search com as melhores mensagens, confira:

 

new TWTR.Widget({
version: 2,
type: ‘search’,
search: ‘#viadutosfoz’,
interval: 30000,
title: ‘Confira o que estão falando sobre’,
subject: ‘#ViadutosFoz’,
width: ‘auto’,
height: 500,
theme: {
shell: {
background: ‘#8ec1da’,
color: ‘#ffffff’
},
tweets: {
background: ‘#ffffff’,
color: ‘#444444’,
links: ‘#1985b5’
}
},
features: {
scrollbar: true,
loop: true,
live: true,
behavior: ‘default’
}
}).render().start();

Previous slide
Next slide