Previous slide
Next slide

Em maio começa vacinação contra febre aftosa em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

 

A secretaria da Agricultura e do Abastecimento promove de 1º a 31 de maio a primeira etapa da campanha anual de vacinação contra febre aftosa. De acordo com a veterinária da divisão em Foz do Iguaçu, Caroline Fujihara, deverão ser vacinados somente bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade, inclusive os recém-nascidos.

 

Os produtores serão visitados e orientados sobre a vacina, porém, quem não vacinar os animais será multado em R$101,84 por cabeça. Após realizada as vacinas, os produtores devem notificar a Seab ou o Sindicato Rural.

 

O Paraná é considerado área livre de febre aftosa com vacinação desde o ano 2000. A manutenção desse status e o alcance de novas conquistas dependem, entre outras medidas, de altos índices de vacinação nas campanhas de maio e novembro.

 

Em Foz do Iguaçu o cuidado é ainda maior devido à fronteira. O último caso de aftosa que veio a público aconteceu em outubro no Paraguai a 300km da aduana. Por isso a Secretaria reforçou a vigilância nas fronteiras com o apoio do Exército. Durante a operação, realizada em Foz do Iguaçu, Santa Helena e Guaira, todos os carros e caminhões passaram por inspeção e desinfecção.

Previous slide
Next slide