Previous slide
Next slide

ENEM: Inscrições abertas até 10 de junho

Previous slide
Next slide

 
Estão abertas até o dia 10 de junho as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova, que é usada na seleção de estudantes para instituições de ensino superior públicas, será aplicada nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições devem ser feitas pela internet, pelo site http://enem.inep.gov.br.

A taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até 13 de junho em qualquer agência do Banco do Brasil. Estão isentos alunos matriculados que cursam o último ano do Ensino Médio em instituições públicas. Já os estudantes integrantes de famílias de baixa renda ou em vulnerabilidade financeira podem solicitar a isenção, conforme o Decreto nº 6.135. de 26 de junho de 2007.


O Ministério da Educação lembra que é importante que, durante a inscrição, os candidatos não se esqueçam de informar se necessitam de atendimento especial como provas ampliadas ou ambiente diferenciado por causa de dificuldades de locomoção, assim como horários diferenciados por motivos religiosos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, pode solicitar documentos que comprovem essas necessidades.

Além de selecionar alunos para as instituições públicas de ensino superior, a nota do Enem também é usada para selecionar bolsistas do Prouni em faculdades privadas e para dar a certificação de conclusão de ensino médio para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo curso supletivo.

Diferencial – Para aumentar a segurança da aplicação das provas, o Inep anunciou uma série de medidas que serão tomadas a partir do exame de 2011. Os candidatos terão que depositar qualquer tipo de aparelho eletrônico em sacos plásticos fornecidos pelos fiscais. Além disso, antes de começar a responder a prova, os alunos deverão verificar se todas as páginas do caderno de prova e cartões de respostas estão impressos corretamente. Caso sejam verificadas falhas, as provas serão trocadas imediatamente. O Inep também irá instalar dispositivos na gráfica que irá imprimir as provas, para evitar possíveis erros de impressão.

Previous slide
Next slide