Previous slide
Next slide

Entidades fazem nota de repúdio ao vereador Dilto Vitorassi

Previous slide
Next slide
A APP-Sindicato/Foz, o Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, o Sinteoeste, o Diretório Central dos Estudantes – DCE-Unioeste/Foz e o Sinprefi manifestam coletivamente o seu REPÚDIO às declarações, segundo eles, ofensivas feitas pelo vereador Dilto Vitorassi (PV), contra educadores e estudantes que estavam presentes na sessão da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, realizada no dia 14 de julho de 2015. Leia na íntegra a carta assinada por todas estas instituições: 



"Na referida sessão, o vereador, visivelmente irritado com a presença da população, desferiu um conjunto de ofensas contra as pessoas que acompanhavam o debate. Por diversas vezes, manifestou seu comportamento machista e desrespeitoso ao falar para os (as) educadores (as) e estudantes, em sua grande maioria mulheres, utilizando expressões como “vão fazer amor e não guerra”. 


Em seguida, o vereador dirigiu-se ao plenário afirmando que “a professora que levou um cambal em Curitiba continua mal educada”, numa referência óbvia ao Massacre de 29 de Abril, sugerindo que o espancamento aos professores e professoras naquele episódio não teria sido suficiente. Indiretamente, o vereador manifesta concordância com o massacre ordenado pelo governador Beto Richa e repudiado pelo mundo todo.


Nós, educadores (as) e estudantes, fomos à Câmara de Vereadores de forma respeitosa, para manifestar posição contrária ao projeto de precarização da educação infantil, tanto que convencemos o conjunto de vereadores a mudar o voto, o que inclui o próprio vereador que nos ofendeu. Em nenhum momento fizemos ataque pessoal contra qualquer político ali presente, pois o nosso objetivo é uma educação de qualidade e nossa arma é o debate de qualidade, com argumentos e com fundamentos.


Dilto Vitorassi ficou furioso quando os (as) presentes demonstraram contrariedade com seu discurso ofensivo. Com isso, o vereador chamou de mal educados os (as) professores (as) presentes. Mas, pelo contrário, demonstramos preparo e politização, além de educação, fato que talvez o vereador sequer tenha condições de perceber.


A organização em entidades sindicais e estudantis para lutar e protestar não é crime. Assim como, participar das atividades da Câmara de Vereadores para defender o interesse público e coletivo é um direito de todo cidadão.


Por tudo isso, exigimos do vereador Dilto Vitorassi uma retratação pública e mais respeito com a educação e com a população em geral. Além disso, buscaremos todas as medidas legais para que as ofensas sejam reparadas e que tal situação não volte a ocorrer"
.

ASSINAM:

APP-Sindicato/Foz
Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Barão do Rio Branco
Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos em Ensino Superior do Oeste do Paraná – Sinteoeste
Diretório Central dos Estudantes – DCE-Unioeste/Foz
Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ensino – Sinprefi

 
Previous slide
Next slide