Previous slide
Next slide

Envelhecimento da pele e cuidados adequados

Previous slide
Next slide

 

No processo do envelhecimento ocorrem algumas alterações que podem ser consideradas normais, o que chamamos de senescência e as modificações produzidas pelas inúmeras afecções que podem acometer o idoso, fazem parte da senilidade.

Dentre as alterações normais podemos citar as modificações ocorridas na pele, como por exemplo:
– Rugas: ocorre uma diminuição da espessura da pele, além das fibras elásticas perderem sua elasticidade, o que torna a pele mais flácida, favorecendo o aparecimento das rugas;
– Coloração amarelo-parda e manchas na pele: isto ocorre devido ao fato dos melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento que dá a coloração a pele, com o passar dos anos tenderem a se atrofiar, o que favorece os cabelos tornarem-se grisalhos e a pele manchada, pela diminuição da produção do pigmento em certas áreas;
– Pele seca e áspera: devido à diminuição das glândulas sudoríparas e sebáceas, o que pode tornar a pele delgada, em alguns locais, enrugada, seca e ocasionalmente escamosa.

Atenção para:
– As fibras elásticas da pele se alteram com a exposição excessiva ao sol, podendo acarretar um envelhecimento precoce;
– As alterações que ocorrem na pele, são principalmente em regiões que estão mais expostas a agentes agressores (sol, vento, poeira), por exemplo: a face, pescoço, dorso das mãos e antebraços.

Curiosidade
-”Pé-de-galinha” = resultado da solicitação constante da musculatura da mímica, o que gera o desgaste das fibras elásticas, fazendo com que enruguem ou pregueiem a pele.
– Manchas ou “pintas” que cocem e tenham aumento de relevo e/ou tamanho devem ser investigadas por um médico especialista.

Cuidados:
– Previna-se utilizando fator de proteção solar todos os dias, inclusive em dias nublados;
– Qualquer sinal de alteração da pele, vale procurar um médico dermatologista;
– O uso de hidratantes regularmente mantém a elasticidade e a vitalidade da pele, o que aumenta a proteção contra micro-traumas, evitando também o aparecimento de rugas e estrias;
– A ingestão hídrica também auxilia na saúde da pele, pois a ingestão de água faz com que as impurezas/toxinas sejam eliminadas pela urina, o que possibilita uma pele mais saudável;
– Uma alimentação rica em nutrientes também é um fator essencial a saúde da pele.

Estes cuidados com a hidratação da pele são importantes, por exemplo, no momento em que o idoso está fazendo um exercício físico, seja este ao ar livre ou não, pois se a pele não estiver hidratada ela pode ficar mais frágil e sujeita a lesões.
 
Mas independente da idade,  são muitos os cuidados que podemos ter com a nossa pele. Agora em caso da pessoa ser idosa, estes cuidados devem ser rigososamente seguidos, principalmente nas mudanças de estação que estão por vir e no inverno que está chegando.
 

 

Previous slide
Next slide