A partir das 00h00 de amanhã (16), a EPR Iguaçu estará oficialmente à frente da prestação de serviços nas rodovias que integram o Lote 6 do programa Rodovias Integradas do Paraná. A nova fase de concessão abrange 662 quilômetros de estradas que cortam 31 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do estado.
Os usuários poderão contar com serviços essenciais como atendimento médico, socorro mecânico com guinchos leves e pesados, além de inspeção constante de tráfego. O atendimento pode ser solicitado pelo número 0800 277 0163.
Estrutura operacional já em funcionamento

A EPR Iguaçu antecipou o início dos trabalhos antes mesmo do prazo contratual. A frota que já está operando inclui:
- 15 ambulâncias
- 9 guinchos leves
- 5 guinchos pesados
- 19 viaturas de inspeção
- 3 caminhões pipa
- 3 caminhões boiadeiro
A empresa também emprega 400 funcionários diretos e mais de 1.200 indiretos.
“O Lote 6 é vital para a economia do Paraná e do país. É por essas rodovias que circulam a produção agrícola regional, exportações, além de turistas rumo às Cataratas do Iguaçu. Por isso, nossa missão é oferecer segurança e suporte durante toda a jornada do usuário”, explica Marcos Moreira, diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná.
DER deixa operação e se concentra em outras regiões

Com a entrada em operação da EPR Iguaçu, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) encerrará seus serviços nestas rodovias. De 2022 até agora, o DER/PR realizou mais de 60 mil atendimentos, com investimento superior a R$ 62 milhões. O órgão seguirá atuando apenas no chamado Anel de Integração, em trechos dos lotes 4 e 5 que ainda não foram concedidos.
Rodovias estratégicas e ligação internacional
O Lote 6 abrange trechos das rodovias BR-277, BR-163, PR-182, PR-483, PR-180, PR-280 e PR-158. São rotas fundamentais para o escoamento da produção agrícola e para o turismo, conectando o Paraná ao Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, ao Paraguai, à Argentina e às Cataratas do Iguaçu — uma das sete maravilhas naturais do mundo.
R$ 13 bilhões em obras previstas
Durante os 30 anos de concessão, estão previstos investimentos de R$ 13 bilhões em obras de infraestrutura. O plano inclui:
- 462,4 km de duplicações
- 31,4 km de faixas adicionais
- 87,1 km de vias marginais
Esse é o maior pacote de duplicações entre todas as concessões rodoviárias federais atualmente em curso. Veja todas as obras previstas AQUI.
As duplicações começam no terceiro ano de contrato. As faixas adicionais, no sétimo ano.
Pedágios mais acessíveis
O novo modelo de concessão prevê:
- Desconto Básico de Tarifa (DBT): 5% para quem usa pagamento automático (TAG)
- Desconto para Usuários Frequentes (DUF): até 98% para veículos leves com TAG e passagens frequentes
A redução média das tarifas é de 20% em relação ao contrato anterior.
Obras já iniciadas e diálogo com o setor produtivo
No Sudoeste, já começaram obras de recuperação de pavimento, sinalização e drenagem, com foco em acessos a municípios como Realeza. No Oeste, pontos críticos das BRs 277 e 163 estão recebendo reparos.
“Nossa prioridade é oferecer rodovias seguras, com boa visibilidade e sinalização adequada. O diálogo com cooperativas, transportadores e autoridades locais é constante. Queremos prestar um serviço que acompanhe a evolução do agronegócio e do turismo na região”, afirma Silvio Caldas, diretor executivo da EPR Iguaçu.
Sobre a EPR
A EPR é uma plataforma especializada em concessões rodoviárias e mobilidade. Além do Lote 6, a empresa também administra o Lote 2 — que inclui trechos no Litoral, Região Metropolitana de Curitiba e Norte Pioneiro, por meio da EPR Litoral Pioneiro.Para mais informações, acompanhe os canais oficiais da EPR Iguaçu nas redes sociais (@epr.iguacu) e no WhatsApp: https://x.gd/bhZS3