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Erros na leitura de medidores levam Copel a substituir contas de energia

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Consumidores de energia elétrica de Curitiba e municípios próximos receberam contas de luz relativas ao consumo de abril, com números bastante diferentes da média habitual. O problema surgiu quando uma empresa terceirizada desistiu, repentinamente, do contrato com a Copel. A concessionária, ciente das ocorrências, reavalia individualmente as 25 mil faturas, inclusive as já quitadas. Todas as que tiveram irregularidade serão substituídas.

A Copel está entrando em contato com os consumidores para explicar a situação e também se desculpar pelo transtorno. Com a regularização dos ciclos mensais de leitura dos medidores de consumo, a Copel acredita que o problema esteja definitivamente solucionado e não torne a se repetir.

Uma das empresas contratadas mediante licitação para fazer a leitura de parte dos medidores de consumo de Curitiba e de alguns municípios da Região Metropolitana desistiu do contrato repentinamente e deixou a Copel com duas dificuldades. A primeira, a impossibilidade de continuar emitindo faturas com base no consumo mensal realmente verificado e, a segunda, a necessidade de, rapidamente, promover nova licitação para contratar nova empresa de leituras.

Como conseqüência, com a retomada da medição regular do consumo efetivamente realizado nos domicílios pela nova empresa contratada, cerca de 25 mil contas de luz – menos de 4% do total de 673 mil unidades consumidoras que são lidas e faturadas todos os meses na Capital – foram emitidas com diferenças registradas durante o período de transição entre a desistência da antiga prestadora de serviços e o início das atividades da nova contratada.

 

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